• Matéria: História
  • Autor: GeovannaSousa1339
  • Perguntado 5 anos atrás

Segundo Evelina Dagnino (2002), a sociedade civil brasileira ressurgiu (ou até mesmo nasceu, para alguns autores) durante a ditadura militar, como reação contra o Estado autoritário que, sob domínio de militares a partir de 1964, utilizou-se principalmente da violência para governar. Uma perspectiva de democracia representativa e participativa1 surge no Brasil a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, a qual incorpora a sociedade civil na administração pública do país, se caracterizando como um marco forma

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
0

Os mecanismos criados pelo Brasil para participação social são Orçamento participativo, Iniciativa popular legislativa, Audiência pública, Conselhos gestores de políticas públicas, e plebiscito e referendo popular.

A participação social é um elemento reafirmado no Brasil que serve como instrumento de fundamentação e mecanismo institucional que apresenta a garantia e a efetiva proteção da democracia.

Como estratégias, os elementos apresentados se comportam como aspectos essenciais de reafirmação pela participação na vida pública com orçamentos e audiências que permitem que a sociedade civil brasileira possa se apresentar em uma perspectiva democrática representativa.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares