ao criar a teoria da justificação pela fé, Lutero criticava qual prática adotada ´pela igreja Católica?
Respostas
O padre e estudioso alemão Martinho Lutero foi o responsável pelo movimento que resultou na Reforma protestante, em 1517. Esse movimento buscava mudar, ou reformar, a Igreja Católica, mas acabou levando ao estabelecimento do protestantismo, um dos maiores braços do cristianismo. A religião protestante conhecida como luteranismo nasceu das ideias de Lutero.Em 1517, Lutero fez uma lista com 95 teses, ou declarações, apresentando suas crenças sobre religião. Nesse documento, ele criticava a venda de indulgências. Acredita-se que Lutero tenha enviado esse documento a bispos da Igreja Católica. Ele continuou a escrever e a ensinar sobre a reforma, e suas ideias começaram a ganhar apoio.
Seus pensamentos e suas ações incomodaram poderosos líderes da Igreja, e o papa (chefe da Igreja Católica) o excomungou em 1521. Mais tarde, no mesmo ano, o governo da Alemanha declarou Lutero um fora da lei, e ele fugiu para um castelo próximo à cidade de Eisenach. Enquanto estava escondido, traduziu o Novo Testamento (a parte cristã da Bíblia) para o alemão, para que mais pessoas pudessem lê-lo. Em 1522, retornou a Wittenberg.
Lutero passou o resto da vida escrevendo, pregando e organizando a Igreja reformada na Saxônia. Morreu em 18 de fevereiro de 1546, em Eisleben.