• Matéria: Biologia
  • Autor: biancaaraujomk
  • Perguntado 6 anos atrás

conceito básico de preparo histológico

Respostas

respondido por: antladySz
0

Resposta:

A análise histopatológica consiste no estudo das células e tecidos do nosso corpo para realizar o diagnóstico de uma doença. A palavra histopatologia tem origem grega, sendo que “histo” significa tecido, “pathos” doença e “logia” estudo

respondido por: Bruxar
0

Resposta:

O que é um preparado histológico?

Preparado histológico é uma lâmina retangular de vidro sobre a qual foram colocadas fatias extremamente finas de tecidos e órgãos. Para proteção, os cortes são cobertos por uma delgada lâmina de vidro colada à lâmina, denominada lamínula.

As fatias de tecidos ou órgãos medem geralmente 5 a 10 µm de espessura, isto é, de 5 a 10 milionésimos de metro.

Medidas usadas: 1 µm (1 micrômetro) = 1 milésimo de mm = 1 milionésimo de metro.

Preparados histológicos permanentes são feitos para durarem muitos anos. Para a obtenção de um preparado permanente, fragmentos de tecidos e de órgãos ou células costumam passar por um processo denominado fixação. Este processo é feito por meios químicos (p. ex. com formaldeído) ou físicos (p. ex. por congelação).

Fragmentos de órgãos são submetidos a vários procedimentos depois dos quais os podem ser cortados em um aparelho chamado micrótomo para obtenção das fatias que podem ser observadas em um microscópio de luz. Estas fatias são denominadas cortes histológicos.

As células, assim como os cortes de tecidos e de órgãos são quase sempre incolores e precisam ser corados para que possam ser observados em um microscópio de luz. Finalmente, os cortes são cobertos por uma lamínula de vidro para sua proteção.

Perguntas similares