Respostas
Resposta:
Quais os benefícios da atividade física quanto a:
FORTALECIMENTO:
IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O FORTALECIMENTO DOS OSSOS
Benefícios da atividade física para os ossos
Como todos sabem, conforme ficamos mais velhos vamos tendo um desgaste da massa óssea. É um processo natural do envelhecimento, mas que pode ser adiado com uma alimentação adequada (clique aqui e veja os 5 alimentos que protegem os ossos) e prática de exercícios físicos, uma vez que o sedentarismo acelera o processo de desgaste da massa óssea.
E, certamente você já sabe, a falta de massa óssea é uma das principais causas da osteoporose.
Como a prática de exercício combate problemas nos ossos e músculos?
Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos.
Pessoas que apresentam problemas graves nas articulações devem optar por praticar exercícios na água, pois ela ameniza o impacto dos movimentos.
- AGILIDADE CORPORAL
Benefícios: melhora a capacidade respiratória, a mobilidade das articulações, o equilíbrio e a coordenação motora. O que é: séries de exercícios feitas com ajuda de diferentes aparelhos, como bolas, pranchas, pesos e que exige do aluno coordenação, força, equilíbrio e agilidade.
- QUALIDADE DE VIDA
Benefícios da atividade física
Combater o excesso de peso;
Melhorar a auto-estima e promove a sensação de bem-estar;
Diminuir a depressão;
Melhorar o desempenho escolar, no caso de crianças e adolescentes;
Diminuir o estresse e o cansaço;
Aumenta a disposição;
Promove o fortalecimento do sistema imune;
Melhora a força e resistência muscular;
- MUDANÇAS INTERNAS
Atividade física fortalece o sistema imune e combate doenças
A prática regular da atividade física previne fatores de riscos de doenças crônicas, aquelas relacionadas ao estilo de vida da pessoa. O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo: aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias. No entanto, o professor José Carlos Farah explica que tudo tem que ser feito com moderação. Exercícios extenuantes podem trazer efeitos contrários.
Explicação: