COM O FIM DA URSS, EM 1991, E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EUROPA E NO MUNDO , A IUGOSLÁVIA, QUE EXISTIU COMO ESTADO OU PAÍS ATÉ ESSE ANO, EM VIRTUDE DE CONFLITOS INTERNOS, COMEÇOU A SE DESAGREGAR, DANDO ORIGEM A NOVOS PAÍSES. QUAIS SÃO ELES? *
preciso da resposta ate 7 horas alguem me ajuda por favor
Respostas
Resposta:
Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia (Que foi denominada de sucessora da Iugoslávia), Eslovênia e Macedônia. Porém, atualmente ainda há 2 Estados de países da Iugoslávia que querem sua independência reconhecida, Kosovo e Voivodina, ambos na Sérvia
Explicação:
As repúblicas que formavam a antiga Iugoslávia começaram a demonstrar um desejo de maior autonomia, fim do partido único e a instalação de uma democracia. Em junho de 1991, Eslovênia e Croácia declararam independência e fizeram eleições presidenciais. Em 18 de setembro, seguindo o exemplo desses países, a Macedônia (atual Macedônia do Norte) também declarou sua independência. Quase um mês depois, em 15 de outubro, a Bósnia e Herzegovina fez o mesmo, mas, neste último caso, ocorreu um grave conflito.
O governo da Bósnia foi entregue a um governante muçulmano, enquanto que um 1/3 da população do país era cristã-ortodoxa. A Organização das Nações Unidas tentou intervir, mas de nada adiantou. O conflito só teve fim em 1995, quando os Estados Unidos intervieram, exigindo que Milosevic desse um fim ao maior conflito étnico-religioso ocorrido na região, com mais de 250 mil mortos.
No ano de 1992, a União Europeia reconheceu todas as nações como independentes. No restante da Iugoslávia, através de um plebiscito, foi decidido que o país passaria a se chamar República Federal da Iugoslávia. Na província do Kosovo, aproximadamente 90% da população era albanesa, e 10% era sérvia. Em 1998, os albaneses do Kosovo fizeram um movimento para que fossem separados da Iugoslávia, mas o exército reagiu violentamente. A Organização do Tratado do Atlântico Norte pressionou Milosevic para pôr fim aos ataques. Por 78 dias, a OTAN, liderada pelos Estados Unidos, lançou ataques que causaram muita destruição. Milosevic foi submetido a julgamento em tribunal internacional. Por essa altura, toda a região estava com uma difícil situação econômica e Kosovo passou a ser administrado pela ONU.
De toda a Iugoslávia, só restaram Sérvia e Montenegro, que em 2003 fundaram o Estado da Sérvia e Montenegro. Em 21 de maio de 2006, um plebiscito, no qual 55,5% dos montenegrinos expressaram o desejo de separação. Em 3 de junho de 2006, Montenegro declarou-se independente, e com isso a Iugoslávia foi formal e definitivamente extinta. Dois dias após a independência de Montenegro, a Sérvia declarou-se também independente.
Kosovo e Voivodina, ambos províncias da Sérvia, não compactuam com o povo do país, querendo assim sua independência até hoje.