O oxigênio (O2) inspirado entra nos alvéolos pulmonares e passa para os capilares sanguíneos (sangue) para ser distribuído para as células do corpo. Ao mesmo tempo, o gás carbônico (CO2) vindo do metabolismo celular, sai dos capilares sanguíneos passa para os alvéolos pulmonares, uma parte para ser eliminado na expiração, outra parte sofrerá hematose.
A) Como é chamado o sangue rico em oxigênio? A maior parte (95%) do oxigênio é transportado de que forma pelo sangue?
B) Como é chamado o sangue rico em gás carbônico? A maior parte do CO2 (70%) é transportada pelo plasma, por ter maior solubilidade em água, na forma de?
Respostas
Boa noite (^ - ^)
Letra A)
O sangue rico em oxigênio é chamado de arterial.
A maior parte do gás oxigênio é transportado pelo sangue de forma associada à hemoglobina, visto que esse gás é relativamente insolúvel no plasma.
Letra B)
O sangue rico em gás carbônico é chamado de venoso.
A maior parte do gás carbônico é transportada pelo plasma, na forma de ácido carbônico, que se dissocia, formando íons H+ (prótons) e bicarbonato.
(^ - ^)
Resposta:
a)sangue arterial. b)sangue venenoso
Explicação:
a)difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, sob 2 formas: dissolvido na plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos. b) proveniente das células (cerca de 5%) dissolve-se no plasma (A). O coeficiente de solubilidade para o CO2 no sangue, a 37°C, corresponde a 0,063 vol% por mmHg de PCO2. Ainda no plasma, uma pequena quantidade de CO2 reage lentamente com a água para formar ácido carbônico. Este ácido dissocia-se prontamente nos íons HCO3 \u2013 e H+, este último ficando neutralizado pelos sistemas tampões do plasma (C). No plasma, o CO2 reage também com as terminações amina livres (\u2013NH2) das proteínas plasmáticas, formando os compostos carbamínicos (B). Essa rápida reação química não exige catalisadores: R-NH2 + CO2 = R-NHCOO \u2013 + H+ Entretanto, a maior parte do CO2 (cerca de 90%) que se difunde a partir das células para o sangue passa para o interior das hemácias, onde ocorrem três fenômenos: \u2022 Parte permanece dissolvida no interior da hemácia (E). \u2022 Parte importante sai de solução (deixa de estar dissolvida), pois reage com os grupamentos amina livres da hemoglobina para formar a carbamino-hemoglobina (HbCO2) (F). O íon H + resultante é tamponado pela própria hemoglobina (você aprendeu isto em Bioquímica). \u2022 A maior parte do CO2 (D) combina-se com a água, formando ácido carbônico, que se dissocia em H+ e HCO3, portanto, também saindo da solução. Ao contrário da reação química similar que se dá muito lentamente no plasma, no interior da hemácia, ela ocorre muito mais rapidamente, graças à existência aqui de uma enzima catalisadora, a anidrase carbônica, que acelera a conversão de CO2 e H2O em H2CO3.