Respostas
- alegrou-se;
- chamou Jesus de ‘Senhor’, e;
- se dispôs a dar metade dos seus bens, por causa de Cristo.
Para os judeus, ser salvo era uma questão de nascimento segundo a carne e o sangue de Abraão, e seguir os ensinamentos de Moisés, mas Jesus deixa claro que, houve salvação na casa de Zaqueu!
Ao enfatizar que houve salvação na casa de Zaqueu, Jesus destaca que Zaqueu também é filho de Abraão. Os judeus não consideravam um publicano filho de Abraão, mas como Zaqueu foi salvo, Jesus deu testemunho, abertamente, de que Zaqueu também era filho de Abraão.
O motivo de Zaqueu ser filho de Abraão já não decorria de questões de sangue, antes, no fato dele ter recebido a Cristo com alegria na sua casa. (Romanos 9:7)
Quando Zaqueu não fez conta dos seus bens e invocou a Cristo como Senhor, naquele instante ele se humilhou a si mesmo, tornando-se servo, propriedade de Cristo, portanto, descendência de Abraão.
“E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros, conforme a promessa.” (Gálatas 3:29).
Enquanto os seus concidadãos murmuravam, Zaqueu alegrou-se por ter encontrado a Jesus, atitude semelhante a que teve o crente Abraão, por ver o dia do seu Descendente.
“Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia e viu-o e alegrou-se.” (João 8:56).
Ao entrar na casa de Zaqueu, Jesus estava desempenhando o seu ministério e após Zaqueu ser salvo, Jesus destaca a sua missão:
‘Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.’ (Lucas 19:10).
Espero ter ajudado.
Bons estudos!!