• Matéria: Sociologia
  • Autor: bibilanger02
  • Perguntado 5 anos atrás

A Sociologia no Brasil procurou dar explicações diversas para as questões étnicas e raciais, de acordo com vários pontos de vista e perspectivas diferentes. Marque a alternativa INCORRETA sobre essas visões. *

a) Para Gilberto Freyre, o Brasil é um país onde as várias etnias encontraram uma forma de convivência pacífica, pela miscigenação e mistura cultural.
b) Para Florestan Fernandes, o problema do preconceito de raça tem origem cultural e social, e a questão econômica é apenas secundária.
c) Para Carlos Hasenbalg, a tese de Gilberto Freyre é incorreta, pois os efeitos da discriminação aparecem em situações concretas como educação, remuneração salarial e prestígio.
d) De acordo com Oracy Nogueira, o preconceito racial se manifesta por caminhos distintos no Brasil e nos Estados Unidos, sendo fato que ele existe nesses dois países.

Respostas

respondido por: rodrigosous59
2

Resposta:

Venha conhecer um pouco mais sobre os inícios da Sociologia no Brasil! Nesta aula você vai rever as principais características das análises sociológicas que surgiram a partir da década de 30 no país e que foram elementares para a formação do pensamento sociológico brasileiro.

Formação da Sociologia no Brasil

Os primórdios da Sociologia no Brasil e, consequentemente, da construção de um pensamento sociológico brasileiro, datam do início da década de 30, quando essa ciência foi institucionalizada no país. Nesta aula, veremos quais foram as principais preocupações e constatações da Sociologia produzida por autores como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, considerados os pais do pensamento social brasileiro.

espero ter ajudado:)


bibilanger02: qual alternativa?
rodrigosous59: a )
Perguntas similares