Equinodermos, animais marinhos de corpo espinhoso
História
Há 600 milhões de anos, o mar já estava povoado de vários tipos de invertebrados. Nessa época surgiram muitos filos de invertebrados, entre os quais vários com esqueleto: os moluscos, os artrópodes e os equinodermos. É o que atestam fósseis encontrados em vários locais de todo o planeta. Os primeiros equinodermos possuíam um pedúnculo (uma coluna fixa no chão), e da estrutura central, na face superior, saíam cinco braços que poderiam ser ramificados. Esses animais eram parentes dos crinoides e podiam atingir até vinte metros de comprimento. Ao longo dos anos surgiram espécies sem esse pedúnculo. O lírio-do-mar é uma espécie de crinoide atual.
Características gerais
Os equinodermos, animais exclusivamente marinhos, são dotados de um esqueleto interno (endoesqueleto) calcário que emite espinhos salientes; daí o nome desse grupo (echinos = "espinho"; derma = "pele"). O ouriço-do-mar, por exemplo, possui corpo quase esférico e coberto de espinhos duros e móveis. Entre os espinhos há pequenos prolongamentos denominados pedicelárias. Na extremidade das pedicelárias existem pequenas pinças com as quais o animal recolhe pequenos animais que ficam sobre seu corpo. No ouriço-do-mar, as pedicelárias possuem glândulas de veneno. Na superfície do corpo do ouriço-do-mar existem também os pés ambulacrários, por meio dos quais o animal se locomove. Os pés ambulacrários são projeções de um complexo sistema interno de canais que formam o chamado sistema ambulacrário. [...].
A) Explique a simetria presente na fase adulta das espécies do grupo citado no texto.
B) Cite uma característica que aproxima, em termos evolutivos, os equinodermos dos cordados.
Respostas
respondido por:
1
a) Na fase adulta é presente a simetria radial, essa simetria possui diversos planos longitudinais que passam pelo centro do corpo e fazem a divisão em partes iguais.
b)- Existência da notocorda.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás