Respostas
Resposta: O superlativo absoluto analítico é expresso por meio dos advérbios muito, extremamente, excepcionalmente, etc., antepostos ao adjetivo. ... A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo.
Resposta:
''O superlativo absoluto analítico numa frase com vários adjetivos'
«O João era divertido, atencioso e sociável.» tem todos os adjetivos no grau normal.
«O João era divertido, atencioso e sociável.» tem todos os adjetivos no grau normal.Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.
«O João era divertido, atencioso e sociável.» tem todos os adjetivos no grau normal.Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.Se dissermos «O João era muito divertido, atencioso e sociável.», a frase mostra que o tal acréscimo se situa apenas no adjetivo divertido, deixando os outros dois no grau normal, isto é, o João destaca-se por ser divertido, e não por ser atencioso e sociável de modo relevante.
«O João era divertido, atencioso e sociável.» tem todos os adjetivos no grau normal.Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.Se dissermos «O João era muito divertido, atencioso e sociável.», a frase mostra que o tal acréscimo se situa apenas no adjetivo divertido, deixando os outros dois no grau normal, isto é, o João destaca-se por ser divertido, e não por ser atencioso e sociável de modo relevante.Assim, a frase «O João era divertido, atencioso e sociável.», se quisermos pôr o destaque nos três adjetivos, terá de se apresentar do seguinte modo: «O João era muito divertido, muito atencioso e muito sociável.» ou com qualquer outro advérbio, quando se quer evitar a repetição:
«O João era divertido, atencioso e sociável.» tem todos os adjetivos no grau normal.Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.Se dissermos «O João era muito divertido, atencioso e sociável.», a frase mostra que o tal acréscimo se situa apenas no adjetivo divertido, deixando os outros dois no grau normal, isto é, o João destaca-se por ser divertido, e não por ser atencioso e sociável de modo relevante.Assim, a frase «O João era divertido, atencioso e sociável.», se quisermos pôr o destaque nos três adjetivos, terá de se apresentar do seguinte modo: «O João era muito divertido, muito atencioso e muito sociável.» ou com qualquer outro advérbio, quando se quer evitar a repetição:«O João era muito divertido, extremamente atencioso e excecionalmente sociável.»'
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO ♧♧