Respostas
Resposta:
sim...
Explicação:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda
Resposta:
O direito a vida e a saúde .
A convivência familiar e comunitária .
O direito ao lazer .
Explicação:
O direito a vida e a saúde
O primeiro e mais importante direito garantido a esses jovens é o direito a vida e a saúde, disponibilizado a partir do artigo 7º e considerado um direito fundamental.
Isso significa que toda criança e adolescente têm direito a proteção mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
A convivência familiar e comunitária
Ter ao seu lado uma família para cuidar e conviver era pra ser comum a todas as crianças e adolescentes.
Acontece que para alguns, isso não é possível devido a diversos fatores.
E por isso que o ECA busca garantir a todos esses jovens, como um direito fundamental, a criação e educação no seio da sua família, assegurada a convivência familiar e comunitária em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral (artigo 19).
O direito ao lazer
O lazer não é um privilégio, mas um direito da criança e do adolescente garantido por lei.
A eles lhe é garantido o direito de aproveitar o seu tempo para realizar atividades que são do seu interesse e que lhe dão prazer. Tal direito também é considerado indispensável para a garantia do seu pleno desenvolvimento.