MC, DJ E BREAK
2.
RELACIONE AS COLUNAS:
1. MC
2. DJ
3. GRAFITE
4. BREAK
5. BEATBOX
6. RAP
7. B-BOY E B-GIRL
A. (1) ABREVIAÇÃO DE RHYTHM AND POETRY (RITMO E POESIA)
B. (8) RITMO DA MÚSICA COM SONS DA BOCA
C. ( ) MESTRE DE CERIMÔNIA
D. ( ) DANÇA DE RUA
E. ( ) DANÇARINOS DE BREAK
ARTISTA QUE SELECIONA E REPRODUZ PARA UM PÚBLICO DIFERENTES TIDPOS DE MÚSICA
G.( 3 ) ARTE URBANA FEITA EM PAREDES
F.(
Respostas
Resposta:
(Enem/2004) O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.
De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características
A) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
B) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
C) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
D) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
E) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.
Resolução:
Nos trechos “o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos” e ” É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break)” tem-se o que se afirma em C (afirmação dos socialmente excluídos e combinação de linguagens).
Resp.: C
Explicação: