Defina os regimes de capitalização composto e simples, e comente utilizando pelo menos um exemplo, como eles são abordados no nosso dia a dia e na sua futura prática profissional.
Respostas
Resposta:
O regime de capitalização simples consiste na taxa de juros incidente apenas sobre o capital inicial, não sendo incidente sobre os juros acumulados, em que a taxa apresenta uma variação linear em função do tempo.
O regime de capitalização composto caracteriza-se por apresentar uma taxa que varia de forma exponencial em função do tempo. É o somatório do capital aplicada ou devido e do valor dos juros relacionados ao prazo da aplicação.
Explicação:
A capitalização por juros simples é aquele em que a capitalização ocorre sobre o valor do capital inicial, ou seja, não ocorre o chamado juros sobre juros. Esse tipo de capitalização pode ser encontrada em aplicações específicas.
A capitalização por juros compostos é aquela em que a capitalização ocorre sobre o valor do montante do período anterior, ou seja, existe o chamado juros sobre juros. Esse forma de capitalizar o dinheiro é a mais comum dentro dos mercados financeiros, inclusive a poupança simples adota essa forma de capitalização.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!