Respostas
Resposta:
Conta a história de uma família, composta por Cipriano Algor (significa o frio prenunciador da agitação febril) que tem sessenta e quatro anos, é oleiro de profissão, sua olaria é um negócio de família, passado do seu avô, para seu pai e chegando a ele. Seu genro, Marçal Gacho (significa o lugar do pescoço que suporta a canga) que ainda não chegou aos trinta anos e é guarda interno no Centro. Sua filha Marta, que o ajuda na fabricação das louças de barro. Com o avanço da tecnologia, o Centro para de encomendar suas peças de barro e passa a comprar peças de plástico, que são mais econômicas.
Com a olaria em crise, Cipriano e Marta resolvem mostrar algo diferente ao Centro, fabricando-lhes seis tipos de bonecos de barros. O chefe de departamento de compras do Centro faz uma encomenda experimental dos bonecos de barro para ver se os clientes se agradam do novo produto.
Cipriano encontra um cão e o coloca o nome de Achado, este animal ter comportamento e raciocínio de um ser humano.
Marçal está para ser promovido de cargo e terá que se mudar com sua esposa Marta para o Centro, eles planejam levar Cipriano, mas este não quer ficar longe de sua casa e da olaria, que viveu junto com sua esposa Justa Isasca, já falecida.
Após entregar parte da encomenda dos bonecos de barro, o departamento de venda lhe informa que fará um inquérito para verificar se as pessoas se interessariam em comprar estes produtos, mas o resultado do inquérito
Explicação: