Técnicas estatísticas e ferramentas da qualidade buscam, entre muitos aspectos, o controle, a avaliação e a detecção de problemas e possíveis falhas dos processos produtivos, levando então à propostas de solução e aumento da eficiência dos mesmos. O papel da estatística é fundamental pois:
Apenas produtos são iguais e serviços são diferentes, fazendo com que a estatística apresente de forma clara estas diferenciações.
Apesar de serem diferentes, produtos e serviços não podem ser avaliados por meio da estatística, dificultando o levantamento de problemas e falhas em seus processos
Não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mesmas características.
Produtos são diferentes e serviços são iguais, fazendo com que a estatística apresente diferenças parciais entre ambos.
Todos os produtos e serviços são iguais e a estatística diferencia a produtividade da organização.
Respostas
Resposta: Não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mesmas características.
Explicação:
Segundo Samohyl (2005), as sete ferramentas da qualidade são um conjunto de instrumentos estatísticos de uso consagrado para melhoria da qualidade de produtos, serviços e processos. A estatística desempenha um papel fundamental no gerenciamento da qualidade e da produtividade, pois, não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com características perfeitamente de acordo com o modelo original. É necessário, então, ter domínio sobre estas variações. A estatística oferece o suporte necessário para coletar, tabular, analisar e apresentar estes dados.
Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos.
Resposta:
1. Não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mesmas características.
Explicação: