Com respeito a Unidade I, do livro da disciplina, sobre Introdução ao Treinamento esportivo existem diversas disciplinas que os treinadores precisam ao menos compreender para atingir os objetivos propostos no princípio do treinamento. Essa afirmação gera um entendimento onde o processo de treinamento desportivo apresenta um ambiente multifatorial. PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá-PR: Unicesumar, 2020. Considerando o texto acima e o estudo sobre a introdução ao treinamento esportivo, responda as questões abaixo: 1. O processo de treinamento acaba sendo algo complexo no momento de desenvolver um projeto para atletas. Este programa anexa disciplinas e profissionais de outras áreas para um melhor rendimento final. Cite as disciplinas que influenciam diretamente nesse desenvolvimento, quais profissionais estariam envolvidos e como esse processo deve ser realizado. 2. Sabendo a importância de outras disciplinas no treinamento esportivo, caracterize e descreva os dois sistemas de fornecimento de energia que a Fisiologia do exercício nos ensina, como são ativados no nosso corpo e do que dependem para uma mudança de um para outro.
Respostas
Resposta:
Resposta da questão 01
Em equipes mais estruturadas, este processo é facilitado pela atuação de uma equipe transdisciplinar, entretanto isso não significa que os profissionais, no caso, os da comissão técnica, os preparadores físicos, preparadores de goleiros, fisiologistas, nutricionistas, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, massagistas, enfermeiros, analistas de desempenho trabalhem de forma isolada, pelo contrário, esses profissionais devem trabalhar em conjunto, de forma transdisciplinar, criando interação entre as diferentes áreas de conhecimento, formando o treinamento esportivo.
Resposta da questão 2
Todos os sistemas de fornecimento de energia funcionam de forma sinérgica, entretanto a predominância de um sistema variará de acordo com a intensidade e a duração da atividade física.
Os sistemas predominam em função do tempo e da intensidade dos esforços. A contribuição percentual de cada sistema funciona em função do tempo para os sistemas anaeróbios, caso a atividade seja realizada em
máxima intensidade. Se a intensidade for baixa, independentemente do tempo, a predominância do sistema
aeróbio aumenta. Conceitualmente, os sistemas de fornecimento de energia são divididos em metabolismo aeróbio (em que há a necessidade de oxigênio) e anaeróbio (em que a produção de ATP não necessita de oxigênio).
A produção de ATP pelo metabolismo aeróbio ocorre via ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs), cadeia de
transporte de elétrons e fosforilação oxidativa e acontece no interior das mitocôndrias. A produção de ATP por
estas vias pode utilizar carboidratos, lipídeos e proteínas os quais são degradados à glicose, aos ácidos graxos e aos aminoácidos, respectivamente, ou por subprodutos do metabolismo, como lactato e corpos cetônicos, e então, convertidos à ATP. No entanto os principais substratos são os ácidos graxos e a glicose.
O metabolismo anaeróbio é dividido em alático e lático.
No sistema alático – em que não há produção de lactato – o organismo consegue transferir um fosfato
da fosfocreatina (PCR) para uma molécula de adenosina difosfato (ADP) cuja reação é catalisada pela enzima creatina quinase (CK). Por ser muito rápida, esta reação fornece ATP em alta velocidade e
está associada a exercícios rápidos e de alta intensidade, como uma corrida de 100 m rasos.
O sistema anaeróbio láctico utiliza glicose para produção de energia, a glicose é convertida à ATP por
uma série de reações denominadas glicólise. A partir deste conjunto de reações, quatro moléculas de ATP são produzidas, entretanto há perda de duas moléculas, dessa forma, o saldo final é de duas moléculas de ATP por molécula de glicose. O produto final dessa reação é o lactato por isso, esse sistema é chamado de sistema anaeróbio lático.
Explicação:
Resposta:
1- Para um melhor rendimento final é muito importante que o treinador compreenda: Anatomia e Fisiologia, Avaliação e Estatística, Fisiologia do exercício e Biomecânica, História e Sociologia, Medicina Esportiva, Pedagogia e Aprendizagem Motora.
Para que o treinador consiga atingir os objetivos propostos, ele precisa de uma equipe bem estruturada para facilitar o processo do treinamento.
Dessa forma, é imprescindível a presença de alguns profissionais, tais como: Analista de Desempenho, psicólogo, comissão técnica, preparador físico, massagista, fisioterapeuta, medico, enfermeiro e nutricionista.
Esses profissionais devem trabalhar em conjunto, de forma transdisciplinar, criando interação entre as diferentes áreas de conhecimento, formando o treinamento esportivo
2 – Os sistemas de fornecimento de energia são divididos em metabolismo aeróbico, e metabolismo anaeróbico.
Todos os sistemas de fornecimento de energia funcionam de forma sinérgica, entretanto a predominância de um sistema variará de acordo com a intensidade e duração da atividade física.
O metabolismo aeróbio predomina durante o repouso, em exercício de baixa intensidade, ao passo que o metabolismo anaeróbico predomina em exercício com alta intensidade.
Explicação: