• Matéria: Geografia
  • Autor: CarolineBeatrix12345
  • Perguntado 5 anos atrás

Ay Kakuyri Tama (Eu moro na cidade) Nasci na Uka sagrada, Na mata por tempos vivi, Na terra dos povos indígenas, Sou Wayna, filha da mãe Aracy. Minha casa era feita de palha, Simples na aldeia nasci. Na lembrança que trago agora, De um lugar que nunca esqueci. Meu canto era bem diferente, Cantava na língua Tupi, Hoje, meu canto guerreiro, Se unem aos Kambeba, aos Tembé, aos Guarani. Hoje, no mundo em que vivo, Minha selva, em pedra se tornou, Não tenho a calma de outrora, Minha rotina também já mudou. Em convívio com a sociedade, Minha cara de “índia” não se transformou, Posso ser quem tu és, Sem perder a essência que sou, Mantenho meu ser indígena, Na minha identidade, Falando da importância do meu povo, Mesmo vivendo na cidade.

Atividades

1. Como era a casa da autora, na sua infância? E como ela caracteriza sua vida atual?
2. Analise a última estrofe do poema: Mantenho meu ser indígena/ Na minha identidade/Falando da importância do meu povo/ Mesmo vivendo na cidade. O que a autora quis dizer?

Respostas

respondido por: hituser
45

Resposta:

1) Simples e feita de palha, sua vida atual  seria como uma índia da cidade, onde árvores seriam prédios e a paz natural sua rotina matinal.

2) Que apesar de não estar em meio à uma aldeia, mantém viva a cultura de seu povo, nos seus costumes e dentro de si.

respondido por: brennomanoel5
8

Resposta:Nasci na Uka sagrada,. Na mata por tempos vivi,. Na terra dos povos indígenas,. Sou Wayna, filha da mãe Aracy. Minha casa era feita de palha,. Simples, na aldeia cresci. Na lembrança que trago agora,. De um lugar que eu nunca esqueci. Meu canto era bem diferente,. Cantava na língua Tupi,.

Perguntas similares