• Matéria: Saúde
  • Autor: thacyllarocha88
  • Perguntado 5 anos atrás

3. “A Razão de Mortalidade Materna (RMM) estima o risco de morte de mulheres ocorrida durante a gravidez ou até 42 dias após o seu término, independentemente da sua duração, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou seu manejo, mas não por causas acidentais ou incidentais” WHO, 2010. “No Brasil, nas últimas décadas, iniciativas vêm sendo desenvolvidas com o propósito de melhorar a cobertura e a qualidade das informações sobre mortes maternas, entre as quais, a implantação e estruturação de comitês de mortalidade materna e a institucionalização da vigilância do óbito materno” (Ministério da Saúde 2012)

Sobre a situação da mortalidade materna no Brasil, é CORRETO afirmar:

Escolha uma:
a. a) Os determinantes sociais, tais como o início precoce da atividade sexual, a violência, a desnutrição, a anemia, a gravidez indesejada, o aborto, a falta de assistência de qualidade na atenção ao pré-natal, ao parto e no puerpério, constituem problemas de ordem social e não têm relação com a saúde, tão pouco com os altos índices da mortalidade materna no Brasil.
b. b) As mortes maternas podem ser classificadas como produzidas por causas obstétricas diretas ou indiretas. As causas diretas decorrem de doenças preexistentes ou que se desenvolveram durante a gestação e que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gestação. As causas indiretas resultam de complicações surgidas durante a gravidez, o parto ou o puerpério, como hipertensão gestacional, hemorragias, aborto, infecção puerperal e anormalidades da contração uterina.
c. c) No Brasil, as duas principais causas específicas de morte materna são a hipertensão e a hemorragia, seguidas pela infecção puerperal e as complicações relacionadas ao aborto.
d. d) As mulheres mais vulneráveis tem maior risco para mortalidade materna, mulheres brancas tem risco 2 a 7 vezes mais elevado que mulheres negras.
e. e) Morte materna não obstétrica é a resultante de causas incidentais ou acidentais não relacionadas à gravidez e seu manejo. Estes óbitos mesmo sendo de causa não obstétrica são incluídos no cálculo da razão de mortalidade materna.

Respostas

respondido por: Gisadiac
1

Resposta:

letra C

Explicação:

c. c) No Brasil, as duas principais causas específicas de morte materna são a hipertensão e a hemorragia, seguidas pela infecção puerperal e as complicações relacionadas ao aborto

Perguntas similares