)Sobre a violência nas torcidas organizadas, que medidas você acha que deve ser tomada para controlar os torcedores e evitar a violência? Justifique sua resposta
Respostas
Resumo, explicação e resposta:
Enquanto alguns clubes jogam a responsabilidade do problema no Ministério Público, o MP põe a culpa nas torcidas organizadas que, por sua vez, repassam a bola à polícia e ao próprio ministério pela "falta de punição" aos envolvidos.
O problema é antigo, e, com o atual "jogo de empurra", muitos duvidam que haja uma solução definitiva para ele no Brasil. As medidas para solucioná-lo foram variadas até hoje: cadastramento de torcedores, proibição de torcidas organizadas nos estádios e torcida única para clássicos – alvo da grande polêmica que antecedeu o Palmeiras x Corinthians do último final de semana.
"O problema é que eles têm atacado pelo secundário, não pelo principal", disse à BBC Brasil o sociólogo e pesquisador de violência no futebol, Maurício Murad. "Tirar bandeirão, proibir organizadas, fazer torcida única não vai resolver. Precisa atacar o problema. Precisa ter um plano estratégico nacional para resolver isso, que reúna todas as entidades envolvidas."
O Ministério Público de São Paulo, que sugeriu a torcida única para o clássico paulista, reconhece que esta não é a solução para o problema da violência. Segundo o promotor Paulo Castilho, seria uma medida emergencial importante "para garantir a saúde e a integridade física dos torcedores"Ideias
Murad acredita que a iniciativa para solucionar a questão deveria partir do próprio governo federal, com um plano nacional de ações debatidas entre o poder público, federações e clubes. "É como foi feito na Inglaterra, tem que partir de uma decisão interministerial."
O sociólogo defende ações em três frentes: repressão a curto prazo, prevenção a médio, e reeducação a longo.
"Precisa primeiro punir, acabar com a morosidade da Justiça, depois preparar a polícia para lidar com multidões e aí fazer a reeducação pedagógica do torcedor. Falta vontade política pra resolver", diz. Murad vê também necessidade de mudança na segurança dos estádios - dentro ficariam os agentes privados, e fora, a polícia militar.
"A solução passa por medidas mais sérias e complexas. Como a formação de um grupo com representantes da assembleia legislativa, do poder judiciário, Ministério Público, federações, clubes, para que a gente repense as ações. Precisamos de todas as autoridades juntas para tomar as medidas necessárias", disse, sem especificar quais medidas seriam tomadas por tal "grupo".
"Além disso, melhorar o controle de acesso ao estádio com biometria, identificação digital e facial, e fiscalizar de perto as torcidas organizadas."
ESPERO TER AJUDADO :)
(Se achar muito grande é só resumir ou pegar apenas dois parágrafos)