O historiador brasileiro Caio Prado Júnior aponta que o objetivo do processo de colonização do território brasileiro era
a)a construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária do que a europeia.
b) a exploração sistemática dos recursos naturais e do potencial agrícola da região.
c) o estabelecimento de feitorias e meios de transportes para escoar as manufaturas.
d)o povoamento de um novo território, vazio e deserto até a chegada dos europeus.
Respostas
Resposta:
Letra B - a exploração sistemática dos recursos naturais e do potencial agrícola da região.
Explicação: não sei se tá certa, mas é a que se encaixa mais para mim
Segundo o historiador Caio Prado Júnior, o objetivo do processo de colonização do território brasileiro era a exploração sistemática dos recursos naturais e do potencial agrícola da região. Alternativa B.
O teórico estimula uma reflexão em seus leitores quanto à utilidade do Brasil para os portugueses, que construíram riquezas fazendo comércio com a Europa a partir das riquezas encontradas em solo nacional.
Começaram com a exploração do pau-brasil, atividade comercial de sucesso devido à tintura carmim extraída de seu caule, valiosa para os europeus no tingimento de tecidos e que gerou a primeira forma de escravidão na colônia portuguesa, a dos indígenas.
Logo os escravos africanos foram trazidos aos milhares como força de trabalho forçada, e graças as bandeiras de descobrimento empreendidas, o Brasil se mostrava rico em minérios também, um convite para os lusitanos e que possibilitou sua estadia por longos séculos.
Este é o texto em estudo:
Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu.
(PRADO JÚNIOR, C. Formação do Brasil Contemporâneo. SP: Brasiliense, 1996. p. 32.)
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/18069941
Bons estudos!