Leia os resultados da pesquisa do Datafolha, realizada ao final do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Em seguida, responda à questão em seu caderno.
[...] para 35% o país, hoje, de um modo geral, em relação ao que era antes do início do governo Fernando Henrique Cardoso, está melhor; percentual similar (34%) acha que o país está pior. Acham que o país não mudou nesse período, nem para melhor nem para pior, 28%. [...]
Considerando o que você estudou sobre os dois mandatos de FHC, que razões haveria para os três tipos de avaliação de seu governo?
Respostas
Os que consideravam que o país estava melhor avaliaram que o Plano Real, consolidado em seu governo, havia controlado a inflação e que setores privatizados, como o da telefonia, trouxeram melhor qualidade de serviço. Os que consideravam que o país estava pior poderiam citar a crise energética, que impôs racionamento à população e aumentou os custos desse serviço. A crise econômica e o aumento do desemprego também foram decisivos para o descontentamento da população. E, ainda, havia quem não concordasse com as privatizações. E, finalmente, quem considerava que a situação no país, em geral, pouco mudou poderia apontar que os índices de desigualdade social continuavam altos e não se alteraram significativamente ; as denúncias de compra de votos para a aprovação da reeleição ainda existiam, assim como as denúncias de corrupção no processo de privatização. Para todas as avaliações os alunos podem mencionar outros exemplos.