A seleção dos conteúdos e a abordagem metodológica, também integrantes do currículo. exercem forte
influència e determinam a constituição do sujeito em processo de formação de sua identidade e
autonomia. Por isso, a clareza sobre a definição de saber escolar, segundo sapani (2009), é importante
e se constitui na relação com outros saberes.
Analise as afirmativas abaixo designando o que é saber
l-Há o saber sistematizado, elaborado, não espontâneo científico, filosófico. teórico, metodico. rigoroso).
crítico, reflexivo, erudito, enfim, os que integram o acervo cultural organizado.
1-Há o saber espontâneo comum, habitual ordinário do cotidiano ingênuo. contemplatimore-
cientifico, enfim, os que integram o chamado senso comum.
Ill-Há o saber integrado, que é aquele que pode ser interpretado por uma pessoa como senso comum.
por outra como cienufico ou ainda o mesmo saber pode ser mistico.
Está correto o que se afirma em:
A
Apenas I e II
Apenas II e III.
C.
Apenas II.
Olle
Respostas
Resposta: As alternativas I e II estão corretas.
Explicação: Está na página 123 do livro: A definição de saber escolar, segundo Saviani (2009), dá-se na relação com outros saberes. De um lado, aqueles dos quais ele procura se aproximar (e que são objetos da conversão), sob as mais diversas designações: saber sistematizado, elaborado, não espontâneo (científico, filosófico, teórico, metódico, rigoroso), crítico, reflexivo, erudito, enfim, os que integram o acervo cultural organizado. De outro lado, temos os saberes que ele busca superar: o saber espontâneo, comum, habitual, ordinário, do cotidiano, ingênuo, contemplativo, pré-científico, enfim, os que integram o chamado senso comum.
Letra A: acerca da seleção dos conteúdos e a abordagem metodológica, considera-se que apenas I e II são verdadeiras, isto é, que existe o saber sistematizado, elaborado, não espontâneo científico, filosófico. teórico, metódico. rigoroso), crítico, reflexivo, erudito, enfim, os que integram o acervo cultural organizado.
Também existe o chamado saber espontâneo comum, aquele advindo do cotidiano ingênuo dos indivíduos, que não baseia-se na metologia científica ou na própria ciência em si, ele vem das experiências individuais e coletivas que acabamos por chamar de senso comum.
Em muitos casos o senso comum é ensinado de geração a geração, arrastando-se por séculos, possuindo fundamentos que a ciência pode validar ou mesmo refutar.