fatos históricos de ocorrências no mundo dos esportes, onde se identifique situações de; doping, corrupção, violência e/ou preconceito. Identificar: o fato, a modalidade esportiva, o pais e o ano que aconteceu, a fim de que possamos discutir sobre o assunto, colocando nossas ideias e opiniões. ME AJUDEM POR FAVORRRRRRR E URGENTEEEEEEEEEEEEEEEE
Respostas
Isabele vc aqui? Óia por essa eu nn esperava, vc que era a estudiosa.
Mas enfim Adulteração de Documentos
Ver artigo principal: Gato (futebol)
Sandro Hiroshi - O Caso Sandro Hiroshi foi o mais famoso caso de adulteração de idade no futebol brasileiro.[31] No ano de 1999 o atleta, que então jogava pelo São Paulo, envolveu-se em problemas com a justiça desportiva por ter tido a certidão de nascimento supostamente alterada por seu pai quando criança.
Luciano Siqueira de Oliveira - Luciano utilizou documento e nome falsos durante 6 anos. Ele conseguiu obter RG, CPF, Título de eleitor, passaporte, entre outros, e iniciou, dessa forma, sua carreira de jogador de futebol profissional como se realmente houvesse nascido em 1979. Enquanto o "falso" Eriberto ganhava fama no futebol, o "verdadeiro" passou quase 6 anos enfrentando constrangimentos diante das acusações de uso de documentos falsos. Em 2010, Luciano foi julgado e condenado.[32]
Doping
Diego Maradona - Maradona foi flagrado no exame anti-doping, após a partida contra a Grécia na Copa do Mundo de 1994. Ele estava sob efeito de efedrina.
Farsa
Carlos Kaiser - Carlos Kaiser foi um suposto jogador de futebol que durante 26 anos conseguiu ludibriar diversos clubes brasileiros (entre eles Botafogo, Flamengo, Bangu, Fluminense, Vasco da Gama, América) e do exterior Puebla (México), Independiente (Argentina), El Paso (EUA), Ajaccio (França), fazendo parte de seus elencos e ganhando salário de futebolista, mesmo sem praticamente ter disputado partidas oficiais durante toda a sua carreira.