FEUDALISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Políticas
Econômicas
Sociais
Características
Vassalagem
Comitatus
Suserania
Respostas
Resposta:
POLÍTICA
A política era marcadamente descentralizada, ou seja, cada senhor feudal tinha o comando de seu feudo como se fosse seu “pequeno país”. Isso era uma consequência do enfraquecimento do poder real, ocorrida a partir do século IX, na divisão do Império Carolíngio.
ECONÔMICA
A economia era agrária e de subsistência, pois cada feudo produzia o necessário para sua reprodução. Os poucos excedentes eram trocados entre seus produtores, sem a utilização de moeda. A essa troca natural de um produto por outro sem a intermediação monetária damos o nome de escambo.
SOCIAS
A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. O maior suserano era o rei, que fazia esses acordos com os nobres o tempo inteiro.
VASSALAGEM
um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.
COMITATUS
comitatos é uma relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade. Foram grupos formados por guerreiros e seu chefe.
SUSERANIA
suserania consistia em: um nobre (suserano) doava um feudo para outro nobre (vassalo), e em troca, recebia fidelidade e favores (às vezes militares). O maior suserano era o rei, que fazia esses acordos com os nobres o tempo inteiro. O comércio não era forte, logo, a base da economia feudal era agrária.