• Matéria: Português
  • Autor: Bea6516
  • Perguntado 5 anos atrás

No dia seguinte entrou no meu quarto uma borboleta, tão negra como a outra [...]. Pois um golpe de toalha rematou a aventura. Não lhe valeu a imensidade azul, nem a alegria das flores, nem a pompa das folhas verdes, contra uma toalha de rosto, dous palmos de linho cru. Vejam como é bom ser superior às borboletas! Porque, é justo dizê-lo, se ela fosse azul, ou cor de laranja, não teria mais segura a vida; não era impossível que eu a atravessasse com um alfinete, para recreio dos olhos. Não era. Esta última ideia restituiu-me a consolação; uni o dedo grande ao polegar, despedi um piparote e o cadáver caiu no jardim. Era tempo; aí vinham as providas formigas... Não, volto à primeira ideia; creio que para ela era melhor ter nascido azul.

ASSIS, J. M. M. de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2014 (adaptado).

No que diz respeito às relações humanas, a afirmação do narrador de que para a borboleta negra "era melhor ter nascido azul" revela

a) a superstição que as pessoas geralmente possuem em relação à cor negra.
b) uma postura de indiferença do narrador em relação às pessoas menos favorecidas.
c) a visão ingênua do narrador ao tentar colocar as pessoas em igualdade de condições.
d) o fato de que o homem sempre se considera superior ao nunca valorizar os demais homens.
e) os privilégios que têm as pessoas nascidas com as características valorizadas pela sociedade.

Respostas

respondido por: pauloandrade1123
17

Resposta:

Letra C

Explicação:

Se eu disse ta dizido, pode confiar no pai aq; caso não queiram confiar estudem mais para o geekie teste


chocobo5832: sesi maringá agradece
abianca983: sesi Lorena agradece
respondido por: martinkoliveira
0

A afirmação do narrador de que para a borboleta negra "era melhor ter nascido azul", sobre as relações humanas, revela os privilégios que têm as pessoas nascidas com as características valorizadas pela sociedade. Por este motivo, a alternativa correta é a letra D.

O texto pode ter uma relação com as diferenças étnicas e fisiológicas entre as pessoas, uma vez que o autor cita a todo instante a diferença da borboleta negra para a borboleta azul ou de outra cor mais brilhante. Ele quer dar a entender que o motivo de sua morte se deve ao fato de a borboleta ser negra, e que isso não ocorreria se ela fosse azul.

Brancos X negros

Ou seja, fazendo uma analogia com as relações humanas, podemos perceber que as pessoas de pele branca possuem mais privilégios que as pessoas de pele negra, uma vez que essa cor é mais valorizada pela sociedade.

Veja mais sobre diferenças entre brancos e negros:

https://brainly.com.br/tarefa/39193759

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares