Respostas
Explicação:
De partida, vale destacar que a reconquista da Península Ibérica foi motivada pela religião e pela retomada de territórios ricos e prósperos. Vale acrescentar que foi um processo longo que durou quase oito séculos, especialmente nos territórios espanhóis, onde a reconquista demorou mais que em outras regiões.
Ademais, merece destaque o uso de estratégias militares e equipamentos de combate que eram utilizados pelos exércitos ibéricos.
Enquanto as forças muçulmanas eram compostas principalmente por uma infantaria leve, os cristãos contavam com uma numerosa cavalaria, composta pela união das forças reais, dos nobres locais, bem como dos plebeus mais abastados que possuíam cavalos e equipamentos de combate, os quais eram, basicamente, compostos por armadura leve, braceletes, escudo e espadas longas de dois gumes, dardos e lanças.
Para as tropas auxiliares de infantaria, armadura de couro, arcos e flechas, lanças e espadas curtas
Por fim, vale destacar que os judeus e muçulmanos foram politicamente expulsos, mas aqueles que aceitaram a fé católica continuaram habitando Portugal e Espanha. Ademais, o legado muçulmano naquela região permitiu notáveis avanços técnicos e científicos, sobretudo os avanços marítimos que permitiram as grandes navegações.