• Matéria: Saúde
  • Autor: rejaneconstantino81
  • Perguntado 5 anos atrás

trabalho sobre infecção​

Respostas

respondido por: isadoramariadiascarv
0

Resposta:

Infecção  ou infeção  é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças; a multiplicação destes organismos; e a reação dos tecidos do hospedeiro a estes organismos e às toxinas por eles produzidas.[1] Uma doença infecciosa corresponde a qualquer doença clinicamente evidente que seja o resultado de uma infeção, presença e multiplicação de agentes biológicos patogénicos no organismo hospedeiro.

As infecções são causadas por agentes infecciosos, como os vírus, viroides e priões, por micro-organismos como as bactérias, por nematódeos, por artrópodes como as carraças, ácaros, pulgas e piolhos, por fungos e por outros macroparasitas. O hospedeiro é capaz combater a infeção através do seu sistema imunitário. Os mamíferos reagem à infecção através do sistema imune inato, um processo que envolve muitas vezes a inflamação à qual sucede uma resposta do sistema imune adquirido.

→ Agentes infecciosos

Os agentes infecciosos são aqueles organismos responsáveis por desencadear infecções ou doenças infecciosas. Os principais agentes infecciosos são os vírus, bactérias, protozoários e fungos, entretanto, outros organismos como os helmintos, também podem ser assim denominados, não sendo essa, portanto, uma definição que engloba apenas micro-organismos.

Os piolhos são organismos que se desenvolvem sobre o corpo do indivíduo. Nesse caso, não temos uma infecção, e sim um exemplo de infestação.

Os agentes infecciosos podem penetrar no nosso organismo por diferentes vias. Alguns agentes, por exemplo, são capazes de invadir nosso corpo pela pele, outros pelas mucosas e também pela via respiratória.

→ Como nosso corpo barra uma infecção? Os agentes infecciosos nem sempre são capazes de desencadear em nosso organismo uma doença infecciosa. Isso se deve ao fato de que o nosso corpo possui uma série de defesas que nos protegem contra uma infecção. Entre as defesas que nosso organismo possui, podemos citar:

Os anticorpos são proteínas que atuam na defesa do nosso organismo.

Os anticorpos são proteínas que atuam na defesa do nosso organismo.

Pele: A pele funciona como uma barreira mecânica contra organismos patogênicos e representa a nossa primeira linha de defesa.

Glóbulos brancos ou leucócitos: Os glóbulos brancos ou leucócitos são células presentes no sangue que atuam no combate a infecções. Alguns atuam, por exemplo, fagocitando (processo em que uma célula captura uma partícula usando prolongamentos citoplasmáticos) micro-organismos.

Anticorpos: Os anticorpos são proteínas de defesa que se ligam a um antígeno específico. Os anticorpos são produzidas pelos plasmócitos, as formas efetoras do linfócito B, também chamada de célula B, um tipo de glóbulo branco.

Leia também: Diferenças entre antígenos e anticorpos

→ Infecção e inflamação

Infecção e inflamação são termos que não devem ser usados como sinônimos. A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Explicação:


isadoramariadiascarv: → Exemplos de doenças infecciosas
Nem sempre nosso organismo é capaz de deter um agente infeccioso, o qual acaba desencadeando lesões e resposta do hospedeiro. Nesse caso, observamos alterações no organismo e o surgimento de algumas manifestações clínicas, o que indica que o hospedeiro está com uma doença infecciosa.
Várias são as doenças infecciosas. Veja a seguir alguns exemplos:
Catapora;
Cólera;
Dengue;
Febre amarela;
Gripe;
Hepatite;
Malária;
Rubéola;
Sarampo;
Sífilis;
Tétano;
Toxoplasmose;
Tuberculose.
isadoramariadiascarv: As doenças infecciosas podem causar diferentes sintomas a depender do agente infeccioso e também da saúde de cada indivíduo. Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.
isadoramariadiascarv: → Infecção hospitalar
A infecção hospitalar é aquela em que o paciente adquire a infecção após sua entrada no hospital.
A infecção hospitalar é aquela em que o paciente adquire a infecção após sua entrada no hospital.
isadoramariadiascarv: As infeccões hospitalares podem ser prevenidas com atitudes simples como lavar sempre as mãos, usar equipamentos de proteção individual e sempre garantir uma limpeza adequada das superfícies e dos equipamentos utilizados. Vale salientar que as medidas que visam a evitar uma infecção hospitalar não devem ser adotadas exclusivamente por profissionais que trabalham no hospital. A lavagem das mãos, por exemplo, deve ser feita também por visitantes e acompanhantes.
isadoramariadiascarv: → Infecção generalizada
A infecção generalizada é definida pelo Instituto Latino Americano de Sepse como “uma condição de risco de vida que surge como resposta do corpo a uma infecção, danificando os seus próprios tecidos e órgãos”. Qualquer infecção pode evoluir para uma infecção generalizada, entretanto, a infecção por Pneumococcos está entre as principais causas desse problema.
A infecção generalizada é também chamada de sepse e infecção no sangue.
isadoramariadiascarv: Além de qualquer infecção poder desencadear uma infecção generalizada, qualquer pessoa pode apresentar esse problema. Vale salientar, no entanto, que algumas pessoas merecem atenção redobrada para evitar essa importante complicação, como é o caso de pacientes com HIV, pacientes em tratamento de câncer, recém-nascidos e idosos.
Perguntas similares