• Matéria: Ed. Física
  • Autor: luanp6858
  • Perguntado 6 anos atrás

diante de um corpo insigma, grife e medalha, de acordo com burnié, quais as diferenças principais? ​

Respostas

respondido por: verginialopes19
0

Resposta:

Os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados pelos gregos a partir de 776 antes de Cristo¹. Durante essa manifestação eram interrompidas as guerras a fim de celebrar esse encontro esportivo e religioso, que ocorria de 4 em 4 anos². Porém, após a conquista da Grécia pelos romanos, os jogos foram extintos, em 394 durante Cristo³. Parecendo que nunca mais voltariam porque na Idade Média a atividade física era para a preparação militar, inclusive os esportes, a Justas foi a principal disputa4. A Idade Média aconteceu entre 395 a 1453.

   Após esse período, no século XIV a XVI, ocorreu o Renascimento na Europa, onde era valorizada a beleza do corpo, tudo estava voltado para o homem, onde se desenvolveu o estudo da anatomia e a Educação Física passou a fazer parte do programa escolar. Mas foi depois do Renascimento, no século XVII ao XIX, que a Educação Física se desenvolveu, vários filósofos e pedagogos se inspiraram nas idéias iluministas e sistematizaram a ginástica, onde apareceram as Escolas de Ginástica5. As Escolas de Ginástica mais destacadas foram a sueca, a francesa e a alemã, na Inglaterra a atividade física era voltada para disputas entre vencedor e perdedor, acontecendo geralmente apostas. Por exemplo, a tradicional regata entre a Universidade de Oxford e de Cambridge nasceu em uma aposta.

   O Esporte Moderno surgiu a partir das idéias de Thomas Arnold, no século XIX, na Inglaterra. Quando Arnold dirigia o Colégio Rugby, entre 1828 a 1842, ele resolveu que o jogo deveria possuir um processo educativo através de regras, estando baseado no fair-play6. Rapidamente essas regras se difundiram na Inglaterra e posteriormente na Europa. Mais tarde surgiram as federações para coordenar as disputas inglesas. O francês Coubertain inspirado em Arnold, no final do século XIX, precisamente em 1892, resolveu restaurar os Jogos Olímpicos porque seria um meio de preservar a paz mundial. Por causa dos esforços de Coubertain, 1896 foi realizado o 1º Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia.

   Inicialmente a Olimpíada era com poucas modalidades e as provas mudavam conforme a cultura esportiva do país. Aos poucos, os Jogos Olímpicos começaram ficar mais organizados e através da Norma 44 da Carta Olímpica, o esporte só era olímpico se tivesse grande prática em diversos países7. Foi nos Jogos Olímpicos de Helsinque, Finlândia, 1952, que apareceu a contagem de medalhas, o COI não reconhece essa regra, a mídia capitalista liderada pelos Estados Unidos para mostrar superioridade do seu regime político sobre o bloco socialista, liderado pela União Soviética, passou a quantificar as medalhas e atribuir colocações dos países nos Jogos Olímpicos8. Terminado os Jogos Olímpicos de 52, os Estados Unidos conquistaram 40 medalhas de ouro, 18 de prata, 17 de bronze e totalizando 75 medalhas, enquanto que a União Soviética obteve 22 de ouro, 30 de prata, 19 de bronze, dando um total de 71 medalhas. Logo, a mídia capitalista adotou como critério de contagem de medalhas apenas as de ouro, a de prata e a de bronze eram apenas para desempate. Esse tipo de contagem de medalhas foi realizado pela mídia capitalista porque a União Soviética ficou atrás dos Estados Unidos por 4 medalhas, enquanto que a quantificação das medalhas de ouro a superioridade norte americana era bem maior, dando uma diferença 18 medalhas. Portanto, em 52, os Estados Unidos foram os vencedores dos Jogos Olímpicos, ficando com ampla vantagem de medalhas de ouro sobre a 2ª colocada, a União Soviética. Essa disputa entre Estados Unidos e União Soviética só se intensificou nos Jogos Olímpicos, era o momento da “Guerra Fria”.

Explicação:

Perguntas similares