Respostas
Resposta:
Não totalmente limpa
Usar resíduos animais e humanos em motores de energia pode economizar em emissões de dióxido de carbono, mas aumenta os gases metano, que também são prejudiciais à camada de ozônio da Terra. Então, na verdade, não temos melhor desempenho ambiental para usar um ou outro. E falando em usar produtos residuais, há o cheiro a considerar. Embora não seja fisicamente prejudicial, é definitivamente desagradável, e pode atrair pragas indesejadas (ratos, moscas) e espalhar bactérias e infecções.
Risco de desmatamento
As fontes de energia de biomassa são renováveis, mas precisam ser utilizadas de forma sustentável. A produção descontrolada de biomassa pode resultar em desmatamento. Se for permitido o desmatamento, dezenas de espécies de animais e aves ficariam desabrigadas, sem mencionar a seca como resultado. De fato, esta é a principal razão para desacelerar o uso em larga escala do combustível de biomassa. Os governos sentem que os esforços de replantio podem não coincidir com a taxa de derrubada de árvores.
Requer muita água
Esta é a desvantagem mais invisível do combustível de biomassa. Todas as plantas precisam de uma quantidade suficiente de água para sobreviver, o que significa que as fontes de água devem ser abundantes. Se água suficiente não estiver disponível, sistemas de irrigação teriam que ser desenvolvidos, o que poderia ser caro. A irrigação também pode limitar a disponibilidade de água para seres humanos e animais selvagens.
Ineficiente em comparação com os combustíveis fósseis
Apesar do fato de que a energia da biomassa é natural em muitos aspectos, ela não se aproxima dos combustíveis fósseis no que diz respeito à eficiência. De fato, algumas fontes renováveis de energia, como os biocombustíveis, são enriquecidas com combustíveis fósseis para aumentar sua eficiência.