• Matéria: Filosofia
  • Autor: xni71361
  • Perguntado 6 anos atrás

Em se tratando da fenomenologia, qual o seu ponto de partida?


jonathasfilhovitor: me segue por favor que eu te sigo

Respostas

respondido por: jonathasfilhovitor
2

Resposta:

Ou seja, trata-se da aparência das coisas. Sendo assim, todo o conhecimento que tenha como ponto de partida os fenômenos das coisas podem ser compreendidos como fenomenológicos. ... Na fenomenologia de Husserl, os fenômenos são a manifestação da própria consciência, por isso todo o conhecimento é também conhecimento de si

espero ter ajudado


jonathasfilhovitor: me segue por favor que eu te sigo tá
xni71361: A) A fenomenologia pretende concluir a superação da dicotomia razão-experiência no processo do conhecimento, validando que toda consciência é intencional, desta forma, o objeto só existe para um sujeito que lhe dá definição.
B) O ponto de partida da fenomenologia é a metafísica fenomenológica, isto é, voltada para o reconhecimento do ser em si dos fenômenos, portanto, vinculada a uma noção de ser abstrata e a uma consciência transcendental.
xni71361: C) A procedência da fenomenologia se dá pela enumeração, decomposição e categorização dos objetos, dividindo-os. Seu ponto de partida é propor a dicotomia entre razão e experiência.
D) A fenomenologia recusa o projeto da filosofia moderno, em razão da verdade subjetiva. Não aceitando o pensamento analítico. Seu ponto de partida afirma que o real deixa de ser racional.
xni71361: E) O conhecimento segundo a fenomenologia não passa de uma interpretação da realidade, ou seja, atribuição de sentidos determinada por uma escala ontológica de valores, sendo constituído, numa metafisica de costumes.
xni71361: Qual dessas é a alternativa? (obs: tinha esquecido de colocar)
Perguntas similares