Marque as proposições corretas referentes a ritos e rituais indígenas.
I. A arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras do índio expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e costumes próprios que as diferenciam uma das outra. Logo, isso também interfere na maneira como eles produzem seu grafismo.
II. A pintura corporal é, sem dúvida, a arte indígena brasileira mais representativa. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas sim a transmissão de valores culturais de cada tribo. Ela é muito utilizada durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição hierárquica das entidades mais importantes da tribo.
III. Os troncos feitos de madeira são a representação concreta do espírito dos mortos. O Kuarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres, celebrado pelos povos indígenas da região do Xingu, no Brasil.
IV. O Kuarup é um momento ímpar na vida dos povos do Xingu; ele reverencia o nascimento de novos membros da comunidade e também a passagem da infancia à vida adulta das meninas da tribo.
V. Huka-huka é uma dança tradicional dos povos indígenas do Xingu, é realizada no último dia do Kuarup.
1. A alternativa que corresponde à sequência correta é: *
1 ponto
a) I, II, V
b) I, II, III
c) II, III, IV
d) II, III, V
Não é Artes é Ensino RELIGIOSO
Respostas
Resposta:
A resposta é:
1:B
2:C
Explicação:
1:A alternativa que corresponde à resposta correta é a letra B. As proposições corretas são I, II e III. O Kuarup é um ritual de reverência aos mortos, portanto a proposição IV está errada. Huka-Huka é uma tradicional luta dos povos indígenas e não uma dança como sugere a proposição V.
2:A alternativa que corresponde à resposta correta é a letra C. A primeira iniciação dos meninos Karajá ocorre aos oito anos de idade. Consiste na perfuração do lábio inferior, que recebe um adorno. Os jovens que serão iniciados à fase adulta passam um bom tempo dentro de uma grande casa (oca) se preparando para o ritual. E durante esse tempo os seres místicos ajudam o indígena a se tornar um Inã, e a respeitar os costumes da tribo.