Respostas
Resposta: A bacia hidrográfica do Canal do Cunha está localizada na região norte do
município do Rio de Janeiro e deságua no Canal da Ilha do Fundão, localizado na
Baía da Guanabara, entre a ilha da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o
continente. Abrange os bairros de Méier, Engenho de Dentro, Engenho Novo,
Lins de Vasconcelos, Benfica, Caju, Jacaré, e Inhaúma, localizados na Macrozona
de ocupação incentivada de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento
sustentável da cidade.
Resposta:
O município de Mauá se caracteriza por inúmeras nascentes e corpos d’água. Apesar disto, devido à forma desordenada pela qual se deu a ocupação do território, grande parte dos cursos d’água encontram-se contaminados por esgotos domésticos ou efluentes industriais, ou ainda por disposições irregulares de resíduos sólidos. Ocorre também que, à medida que se expandiu a malha urbana, alguns córregos foram canalizados em galerias, tendo sido ocupadas suas várzeas, chegando em alguns casos a haver recobrimento dessas galerias. Desta forma, o aproveitamento dos rios e córregos, do ponto de vista do lazer e como elementos estruturantes da paisagem, está muito comprometido.
A rede de hidrografia do município (mapa acima) drena em direção a duas sub-bacias: a sub-bacia do Guaió e a sub-bacia do Tamanduateí, ambas integrantes da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
A Bacia Hidrográfica do Alto Tietê é dividida em seis sub-bacias que drenam os principais rios da Região Metropolitana de São Paulo: Sub-bacia Cabeceiras, Sub-bacia Cotia-Guarapiranga, Sub-bacia Billings-Tamanduateí, Sub-bacia Juquery-Cantareira, Sub-bacia Jusante Pinheiros-Pirapora e Sub-bacia Penha-Pinheiros. O rio Tamanduateí compõe a Sub-bacia Billings-Tamanduateí.
espero ter ajudado coloca minha resposta como a melhor