• Matéria: Pedagogia
  • Autor: laurachaves69
  • Perguntado 6 anos atrás

adg3 corpo e movimento
1)
“Folguedo do Boi (termo preferido pelos folcloristas), brincadeira do Boi (termo preferido pelos brincantes), Bumba Meu Boi (termo nordestino), Boi-Bumbá (termo nortista), ou simplesmente Boi (também muito usado em Parintins) são termos utilizados aqui como equivalentes para designar a performance festiva que, de formas muito variadas, agrega um grupo humano em torno do artefato de um boi que dança, animado desde seu interior por um brincante” (CAVALCANTI, 2018, p. 24)

Tomando como referência as manifestações populares de Boi julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

 

(  )  Os folguedos de boi estão presentes apenas na região norte e nordeste do país.

(  )  O Bumba meu Boi é patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

(  )  O Bumba meu Boi é uma manifestação cultural maranhense.

(  )  As manifestações de boi demonstram o sincretismo cultural que constitui a identidade brasileira.

Alternativas:

a)

F - V - V - F

b)

V - V - V - F

c)

F - V - V - V

d)

F - F - V - F

e)

V - V - F - F

2)

"Não dá para falar em folia, festa, confete e serpentina sem pensar em Vassourinhas. O hino do Carnaval pernambucano permanece vivo por mais de um século e ainda levanta os foliões ao escutar seus primeiros acordes. Vassourinhas foi composto por Matias da Rocha e Joana Batista em 6 de janeiro de 1909. Na época, já era um frevo arrebatador e cheio de história." (BORGES, 2017)

 

Vassourinhas é considerado o hino do Carnaval de _______________. Esse frevo composto por Matias da Rocha e Joana Batista Ramos, para o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas é de 1909. A música traduz toda a energia e alegria típica do frevo, afinal a palavra é derivada do termo _______________. Essa manifestação é marcada pelos passos _________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Alternativas:

a)

Recife-Olinda; ferver; acrobáticos.

b)

Salvador; ferver, miudinhos.

c)

Rio de Janeiro; ferver; lentos.

d)

Salvador; ferver; com giros.

e)

 Recife-Olinda; ferver; swingados.

3)

Observe o mapa das cidades pesquisadas para a produção do dossiê sobre o samba de roda como patrimônio cultural imaterial do Brasil.



A partir da observação do mapa acima e seus conhecimentos prévios sobre a cultura popular brasileira. Assinale a alternativa que traz informações corretas sobre o  surgimento do samba de roda.

Alternativas:

a)

O samba de roda é uma manifestação cultural carioca, mais especificamente da Bahia de Guanabara, que nasceu no início do século XX com a música "Pelo Telefone" gravado pelo compositor Donga em 1917.

b)

O samba de roda é uma manifestação original do Recôncavo baiano datado do século XIX e foi a manifestação que deu origem ao samba carioca como o conhecemos hoje.

c)

O samba de roda é uma manifestação cultural africana que se apresenta na cidade de Salvador datada do século XVII quando começaram a chegar os primeiros escravos africanos na região, trazendo consigo o samba de roda.

d)

O samba de roda é uma manifestação cultural do estado do Rio de Janeiro, que a partir de 1763 - quando se torna capital do Brasil - começa a atrair mais escravos africanos, que deram início ao samba de roda.

e)

O Samba de roda é uma manifestação do Recôncavo baiano, resultado do encontro entre as culturas africana e indígena, por isso é marcado pela presenta de chocalhos - instrumento fundamental desse folguedo popular.

4)

“Deitado, o bebê dobra uma perna, estendendo a outra, preparando-se para o andar. Executa inúmeras rotações com os braços e articula os dedos, preparando-se para a manipulação. Leva as mãos e os objetos à boca, sugando-os (estimulação para a procura e absorção dos alimentos). Seu olhar adapta-se a cada gesto executado, percebendo as distâncias, as larguras e as profundidades. Experimenta torções do tronco, nas quais se associam os braços e as pernas, dobrando-os e esticando-os alternadamente. Dessa forma, imprime em seu cérebro noções de tridimensionalidade. Por último, articula o tornozelo, desenhando em seus pés a expressão de ventosas, preparando-se para ficar em pé na sua verticalidade absoluta.” (BERTAZZO, 2010, p. 27)

De acordo com Bertazzo (2010) o bebe possui uma série de gestos que são necessários para sua sobrevivência. Qual o nome desse grupo de movimentos?

Alternativas:

a)

Gestos Autônomos

b)

Gestos Fundamentais

c)

Gestos Mecânicos

d)

Gestos Infantis

e)

Gestos responsivos

Respostas

respondido por: deborakkmoraes
46

Resposta:

1) Letra c)  F - V - V - V

2) Letra a)  Recife-Olinda; ferver; acrobáticos.

3) Letra b)  O samba de roda é uma manifestação original do Recôncavo baiano datado do século XIX e foi a manifestação que deu origem ao samba carioca como o conhecemos hoje.

4) Letra b)  Gestos Fundamentais.

RESPOSTAS CORRIGIDAS PELO AVA.

Explicação:


laurachaves69: correto obrigada
inesnina: obrigado... Todas corretas
michelexy: Corretas: 16/11/20
respondido por: drikaeenodes
7

Resposta:

Adg3

1 c) F - V - V - V

2 a) Recife-Olinda; ferver; acrobáticos.

3 b) O samba de roda é uma manifestação original do Recôncavo baiano datado do século XIX e foi a manifestação que deu origem ao samba carioca como o conhecemos hoje.

4 b) Gestos Fundamentais

Explicação:

corrigido pelo Ava

Perguntas similares