1) Sobre o conteúdo trabalho para os clássicos da sociologia, marque a alternativa INCORRETA: *
a) Marx identifica 3 elementos no processo de trabalho: a força de trabalho (potencial humano), o objeto de trabalho (aquilo que será modificado pela atividade humana) e o meio de trabalho (instrumentos). Nas sociedades capitalistas, o trabalho serve para produzir uma mercadoria com valor de troca.
b) Mais-valia corresponde ao mecanismo para obter o lucro; o excedente do valor obtido pela exploração do trabalho. A transformação de uma matéria prima por meio do trabalho, agrega valor ao produto. Com isso, a força de trabalho é pensada como mercadoria e o valor não é adequadamente pago ao trabalhador, mas apropriado aos donos do meio de produção.
c) Para Durkheim, o trabalho é primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade, identificando um tipo de solidariedade: a mecânica.
d) Weber propõe uma análise do capitalismo que parte do âmbito cultural em vez do econômico, assim, a religião tem grande influência no desenvolvimento do capitalismo.
2) A respeito da conexão entre trabalho e religião presentes no livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, de Max Weber, marque a alternativa INCORRETA: *
a) Weber imaginou que existiria uma relação entre valores protestantes e a gênese do capitalismo, pois havia uma presença significativa se protestantes entre os empresários nos países capitalistas industrializados. Ele chama de “espírito do capitalismo” a associação entre o trabalho e a salvação espiritual.
b) A mudança de valores com o surgimento do protestantismo criou a predisposição ao trabalho como modo de salvação da alma. Os seguidores deveriam desenvolver uma “vocação” para o trabalho e tomá-lo como comportamento social, como prática metódica e racional de busca pelo desenvolvimento espiritual.
c) Weber afirma que na ética protestante o sucesso do trabalho poderá ser um sinal divino de que a pessoa será salva.
d) Para os protestantes, os frutos do trabalho deveriam ser direcionados à acumulação, não ao consumo supérfluo, e isso seria um fator determinante ao desenvolvimento do capitalismo. Nesse sentido, o ócio, a preguiça e o luxo eram considerados como qualidades para os puritanos.
Respostas
respondido por:
5
Resposta: 1 (c) ; 2 (d)
Explicação:
1 Para Durkheim, o trabalho é primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade, identificando um tipo de solidariedade: a mecânica.
2Para os protestantes, os frutos do trabalho deveriam ser direcionados à acumulação, não ao consumo supérfluo, e isso seria um fator determinante ao desenvolvimento do capitalismo. Nesse sentido, o ócio, a preguiça e o luxo eram considerados como qualidades para os puritanos.
respondido por:
4
Resposta:
1) C
2)D
Explicação
claramente um gênio em sociologia
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás