• Matéria: História
  • Autor: mariastsantos018
  • Perguntado 5 anos atrás

A Capela de Nossa Senhora do Socorro saber das história dela

Respostas

respondido por: lucascaetano2012
1

Resposta:

Nossa Senhora do Socorro é um município brasileiro do estado de Sergipe, localizado na Região Metropolitana de Aracaju no leste do estado. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 181 928 habitantes, tornando-se o segundo mais populoso do estado.

Em razão de sua proximidade com a capital sergipana, o município tornou-se uma verdadeira cidade-dormitório, resultado da expansão urbana de Aracaju nos anos 1980 e 1990, possuindo diversos conjuntos habitacionais; entre os maiores: Marcos Freire I, II e III, Albano Franco, João Alves Filho, Piabeta, Fernando Collor, Conjunto Jardim, Parque dos Faróis e Taiçoca.

No século XXI a cidade passou a ter um espetacular crescimento econômico, especialmente no setor industrial e serviços, superando receitas de municípios do interior sergipano tradicionalmente fortes economicamente como Estância, Lagarto e Itabaiana.A historiografia sergipana nos mostra que o território de Sergipe era habitado por diversas tribos is. Mott (1986: 18 e 19) registra a presença de brancos, pardos, negros e índios na etnia sergipana, no século XVIII. Ressalta-se que cada um desses grupos tem suas peculiaridades culturais e contribuíram para a formação histórica da população dos diversos municípios sergipanos.

Segundo indicações de GÓIS (1991: 19), o espaço geográfico em que hoje se situam alguns municípios que faziam parte da microrregião da Cotinguiba, no século XVI era habitado por índios da tribo tupinambá.

Provavelmente a ocupação de Nossa Senhora do Socorro tenha ocorrido por volta do mesmo século, período em que se iniciou a colonização das terras da capitania de Sergipe Del Rey, fase em que a Coroa Portuguesa determinou o avanço da colonização sobre a capitania de Sergipe em 1575 (OLIVA: 1991:128).

Explicação:

Em 1856 foi iniciada a construção de uma capela, resultado da promessa para acabar com o flagelo da cólera morbus que grassava a região. A obra foi concluída em 1857.

Em 23 de Outubro de 1858 foi constituída uma confraria.

A festividade deveria realizar-se no 4º Domingo de Agosto, mas fixou-se no 1º Domingo, 15 de Agosto e finalmente no 3º Domingo do mês de Agosto.

A procissão e as cerimónias religiosas na capela, tiveram um notável incremento na década de 1920 com a intervação do Padre Matos.

No Monte do Socorro foi construída a casa diocesana de Nossa Senhora do Socorro.

Do alto do Monte, o ar é puro e a paisagem circundante é deslumbrante.

Perguntas similares