• Matéria: Filosofia
  • Autor: odontologiapamela
  • Perguntado 5 anos atrás

“Fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação" (VERNANT, Jean Pierre).



Para o especialista em filosofia grega, Jean Pierre Vernant, o fragmento acima se relaciona à educação na passagem do(a)

A)
Filosofia ao Mito

B)
Teogonia para a Epistéme

C)
Physis à Aletheia

D)
Caos ao Cosmos

E)
Mito para a Filosofia

Respostas

respondido por: makmorales
11

Letra E: para o especialista em filosofia grega, Jean Pierre Vernant, o fragmento acima se relaciona a educação na passagem Mito para a Filosofia, o mesmo deixa claro como se dá e é importante o processo por onde os indivíduos deixam de basear suas opiniões e fazeres puramente nos mitos e, dando um passo a frente, passam a migrar para a filosofia.

A palavra Mito liga-se diretamente com a Mitologia, que é o conjunto de mitos de determinado povo ao longo da história, sendo que eles ligam-se com a religião e a cultura dos povos, tal como a mitologia grega, por exemplo.

Os mitos normalmente contam histórias em que as forças da natureza são representadas por seres humanos ou animais, normalmente deuses, assim como os deuses gregos, egípcios e romanos

Perguntas similares