A proposta do Ecocentrismo é proporcionar a considerabilidade moral a um espectro de entidades ambientais não individuais, incluindo a biosfera, como totalidade, espécies, terra, água e ar, e os ecossistemas. As várias éticas ambientais holísticas informadas ecologicamente que podem ser apropriadamente chamadas de ecocêntricas estão menos relacionadas, teoricamente, do que os conjuntos da ética ambiental antropocêntricas ou biocêntricas. Sobre o Ecocentrismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os pressupostos éticos ecocêntricos procuram gerar uma ética ambiental que alcança espécies e ecossistemas através de uma extensão adicional da abordagem biocêntrica.
( ) Os princípios morais basilares do econcentrismo atribuem interesses a espécies e ecossistemas conferindo respeito a todos os interesses de todos os seres que têm interesses, em proporção aos seus interesses.
( ) Os pressupostos morais do ecocentrismo podem ser encontrados no ato da criação do mundo e de todos os seres que o compõem e estão a serviço dos seres humanos para dignidade de sua existência terrena.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) F - V - V.
b) V - V - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.
Respostas
Resposta:
d) V - V - F
Explicação:
V - V - F
(V) Os pressupostos éticos ecocêntricos procuram gerar uma ética ambiental que alcança espécies e ecossistemas através de uma extensão adicional da abordagem biocêntrica.
(V) Os princípios morais basilares do econcentrismo atribuem interesses a espécies e ecossistemas conferindo respeito a todos os interesses de todos os seres que têm interesses, em proporção aos seus interesses.
(F) Os pressupostos morais do ecocentrismo podem ser encontrados no ato da criação do mundo e de todos os seres que o compõem e estão a serviço dos seres humanos para dignidade de sua existência terrena.
A última é falsa pois:
"Os eticistas do bem-estar animal e biocentristas afirmam que o ecocentrismo de Leopold é equivalente ao “fascismo ambiental”. Leopold escreveu – e seus expoentes afirmam – que “algo está certo quando tende a preservar a integridade, estabilidade e beleza da comunidade biótica [e] errado quando tende ao contrário” (LEOPOLD, 1949, p. 224-225). Se isso for verdade, então não só seria certo matar veados e queimar arbustos para o bem da comunidade biótica, como também seria correto tomar medidas draconianas para reduzir a superpopulação humana – a causa subjacente, de acordo com a sabedoria ambiental convencional, de todos os males ambientais. Proporcionar a possibilidade de consideração moral das totalidades, no entanto, não exclui necessariamente os indivíduos. A ética da terra é holística, bem como (não em vez de) individualista, embora no caso da comunidade biótica e de seus membros não humanos as preocupações holísticas possam eclipsar as individualistas."
Fonte: Livro didático Ética - Prof. Me. Kevin Daniel dos Santos Leyser