A equipe do turno da tarde reclama de atraso dos integrantes da equipe da noite para render o turno, gerando insatisfação e discussões, principalmente nos finais de turno, e atrasos para o início do serviço e do atendimento aos usuários.
Respostas
Qual é exatamente a pergunta? ?
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Enquanto gestor, é importante fazer cumprir as normas relacionadas ao horário de entrada e saída dos colaboradores, conforme a legislação trabalhista e as regras organizacionais.
Nesse sentido, é importante comunicar às equipes as normas de forma clara e da importância do cumprimento dessas para o bom andamento do serviço. Por outro lado, identificar quem são as pessoas que chegam atrasadas, quanto tempo de atraso e a recorrência disso. Solicitar uma planilha ao departamento pessoal, de forma que se tenha todos os dados relacionados aos atrasos e identificar quem e quantos funcionários estão tendo atraso e o motivo.
Geralmente, as pessoas que se atrasam costumam fazê-lo com alguma frequência, sendo importante identificá-las, conversar individualmente, verificar o motivo do atraso e tomar as providências necessárias para evitar os atrasos, auxiliar o funcionário e manter a eficácia do atendimento. Pode haver necessidade de apenas uma conversa e reorientação, mudança de turno ou setor, punição conforme a legislação e até demissão do funcionário. Enquanto gestor, vou estabelecer o diálogo que é, portanto, fundamental para tomar a decisão mais adequada. Não resolver esse tipo de problema afeta a motivação da equipe que entende de forma subjetiva que o cumprimento do horário de trabalho não é tão importante assim.
b) Em uma equipe, na qual ocorrem muitas fofocas e distorção daquilo que é comunicado, o gestor deve tomar providências rapidamente, sob o risco de ver o clima organizacional se deteriorar e o nível de colaboração da equipe ser muito prejudicado, influenciando a qualidade do serviço ao usuário. Dessa forma, enquanto gestor, deve-se identificar quem são as pessoas que são o foco do conflito, estabelecer o diálogo e orientar o comportamento adequado ao ambiente de trabalho. Também é necessário desenvolver ações de comunicação clara ao grupo, reorientar as normas de conduta organizacional e até dinâmicas de grupo ou rodas de conversa sobre relacionamento no ambiente de trabalho.
Explicação: