• Matéria: História
  • Autor: FelipeFFZINN
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual visão do chargista em relação ao período?


Você acha que esse tipo de expressão artística pode ser considerado uma forma de resistência à ditadura?​

Anexos:

Respostas

respondido por: minecraftpecriativo
210

Resposta:

A charge de Ziraldo tem um tom claramente crítico, já que mostra uma família (provavelmente pobre) que espera ansiosamente pelo jantar e se depara com a taça da Copa do Mundo, mas nada para comer, de modo que se mostram claramente entristecidos.

Ele aborda a situação do país contrapondo a miséria na qual as pessoas viviam com a propaganda do Estado, que tinha nas conquistas esportivas uma das suas armas mais comuns.

Espero ter ajudado  e conto com a sua avaliação


FelipeFFZINN: vlw m
FelipeFFZINN: mn*
FelipeFFZINN: te aí sua avaliação
minecraftpecriativo: dnd
FelipeFFZINN: me ajudou muito
FelipeFFZINN: dps BR um mine
FelipeFFZINN: hahahah
respondido por: litorsouza
4

Arte na resistência à ditadura militar

A charge observada demonstra a insatisfação do chargista com o regime militar e as formas utilizadas para manipulação da opinião popular. Tanto as charges como outras formas de arte foram importantes veículos de questionamento e resistência à ditadura militar.

Na charge a crítica é percebida quando o garçom serve aos indivíduos com fome uma taça da Copa do Mundo. Isso faz referência ao fato de que os militares utilizaram a vitória na Copa de 1970 como propaganda positiva do regime, enquanto a população perecia sob sua opressão.

A arte foi importante meio de contestação e combate ao autoritarismo do regime militar, sendo muitas vezes alvo da censura. Os artistas que produziam esse tipo de conteúdo eram perseguidos, intimidados e muitas vezes obrigados a deixar o país.

Veja mais sobre a ditadura militar em:

https://brainly.com.br/tarefa/12907148

Anexos:
Perguntas similares