(Uepb) O texto abaixo retrata a Questão de Gênero.“ O direito a uma vida livre de violência é um dos direitos básicos de toda mulher. É pela garantia desse direito que marchamos hoje e marcharemos sempre, até que todas sejamos livres”. Esse texto constava entre os inúmeros cartazes na Segunda Marcha das Vadias no Distrito Federal. *
Com base nas informações do texto e seus conhecimentos sobre o tema, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:
a) A violência física contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A discriminação histórica contra a mulher não é fruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.
b) A marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se veste. Protestam contra a culpabilização das vítimas nos casos das violências sofridas. Criticam também as instituições que sustentam a dominação e a exploração contra a mulher.
c) A mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.
d) Mulheres trabalhadoras assalariadas, depois do trabalho nas fábricas, no comércio, no campo ou como empregadas domésticas, são subordinadas à dupla jornada de trabalho ao realizarem as tarefas domésticas ao chegarem em casa. Já as mulheres burguesas ou de classe média alta, mesmo que trabalhem, relegam as mulheres mais pobres a essa segunda atividade. Logo, em sua grande maioria são as mulheres pobres e trabalhadoras exploradas e oprimidas que lutam de forma consciente contra a opressão.
e) A opressão ao sexo feminino nas empresas se dá na prática do assédio e abuso sexual em troca da manutenção do emprego e das promoções de cargos. As mulheres que não aceitam esses “pré-requisitos” têm que se desdobrar e demonstrar capacidade e superioridade para se manter em seus empregos.
Respostas
Resposta:
A resposta correta é a Letra A.
A violência física contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A discriminação histórica contra a mulher não é fruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.
Explicação:
Os abusos contra as mulheres são uma realidade que atinge a estrutura social e culmina em mortes, violências e torturas. Assim, a violência é sancionada pelo patriarcado e a visão machista é causa de subalternidade (A).
O movimento feminista, quanto às suas vertentes, busca a igualdade de gênero. Nesse sentido, a igualdade de gênero pressupõe a igualdade salarial, trabalhista, de oportunidades e social.
Assim, a essência de tais movimentos é combater às desigualdades em vários modos, a violência para com a mulher, as injustiças sociais e o machismo impregnado na sociedade são algumas bandeiras reivindicadas pelos movimentos feministas em prol do pertenciamento de mulheres e homens em um mundo mais equilitário e solidário.
Saiba mais sobre a luta de gênero em brainly.com.br/tarefa/25070320