Questão 4
Qual a diferença em relação ao brilho de lâmpadas ligadas em serie e em paralelo, em um circuito
elétrico?
Respostas
Resposta:
Por uma distribuição de voltagem nos ramos
Explicação:
as lampadas ligadas em paralelo receberão a mesma voltagem. Já em série a lampada mais perto da fonte elétrica recebe mais energia que a subsequente. Por isso, a lampada em série brilha menos que a em paralelo
Resposta:
O que define o brilho de uma lâmpada é a potência dela, quanto mais potência útil ela tiver, maior será o brilho.
A fórmula da potência útil é P = U.i, ou seja, a potência, assim como o brilho de uma lâmpada, vai ser diretamente proporcional à corrente elétrica que passa por ela e à diferença de potencial fornecida.
Quando duas lâmpadas estão associadas em série, a corrente passa por um único fio, então é a mesma para as duas, já a diferença de potencial vai ser distribuída para as duas lâmpadas. Nesse caso as lâmpadas são interdependentes entre si, ou seja, as duas precisam estar funcionando para que haja corrente elétrica no circuito, se uma das duas queimar ou for retirada, a outra também para de funcionar, ou seja, não brilha.
Quando duas lâmpadas estão associadas em paralelo, a corrente passa por dois fios diferentes, um numa lâmpada e outro na outra, então é diferente para cada uma, já a diferença de potencial vai ser igual para as duas lâmpadas. Nesse caso as lâmpadas não são interdependentes entre si, as duas não precisam estar funcionando para que haja corrente elétrica no circuito, se uma das duas queimar ou for retirada, a outra continua funcionado normalmente.
Considerando isso, sabe-se que se as lâmpadas forem ligadas em série, a diferença de potencial em cada lâmpada será menor do que se forem ligadas em paralelo, porém terá uma corrente maior comparada à associação em paralelo, então no geral, as duas associações terão a mesma potência útil e portanto, as lâmpadas brilharão igualmente.
Espero ter ajudado, me dá melhor resposta ; )