Respostas
Resposta:
O Périplo Africano foram diversas viagens feitas pelos portugueses nos séculos XV e XVI na tentativa de descobrir uma alternativa para chegar às Índias, na época das Grandes Navegações. Essas viagens foram realizadas no contexto da Expansão Marítima Europeia. O desafio seria contornar o continente africano em sua região Sul, para então seguir até o Oriente. Durante esse período passaram pela costa africana, onde constituíam feitorias com fins comerciais.
Destacaram-se no Périplo Africano vários navegadores de Portugal, dentre eles: Diogo Cão (1440-1486) e Bartolomeu Dias (1450-1500). Ressalte-se também Vasco da Gama (1469-1524) e Pero da Covilhã (1450-1530). E foi durante as tentativas de se chegar às Índias que a frota de Pedro Álvares Cabral aportou no Brasil (1500). Essas viagens marcaram a história da África, pois o continente estava no contexto do mercantilismo. Além disso, estava acontecendo a formação das monarquias nacionais e da constituição de um sistema mundial capitalista. Com isso, os Estados africanos viviam seu próprio desenvolvimento.
A época das grandes navegações foi marcada pelo apoio à nobreza, assim como o patrocínio da burguesia. Era preciso se lançar ao mar. Com a tomada de Constantinopla (1453) pelo turcos Otomanos, o caminho da Europa para as Índias foi cortado.
Explicação: