Respostas
Resposta:
) Geração compartilhada
No modelo de geração compartilhada, duas ou mais empresas localizadas na mesma área de atuação da distribuidora de energia podem se unir para compartilhar os créditos gerados por uma usina solar ou sistema fotovoltaico, para sua matriz ou filiais. Nesse caso, cada empresa contratante tem sua cota e seu contrato com a empresa.
2) Autoconsumo remoto
Neste modelo, você pode instalar a energia solar em sua casa ou mesmo investir em cotas de uma usina solar. O que ocorre é que o excedente pode ser compensado em imóveis pertencentes ao mesmo nome, CPF ou CNPJ. Ou seja, se você possui uma empresa, você poderá consumir os créditos de energia da usina fotovoltaica, podendo repassá-los para sua matriz e filiais. Porém, há um detalhe: nesse modelo, não há divisão dos créditos com outras empresas ou contratos.
3)Condomínio solar
Como o nome diz, esta modalidade, chamada pela Aneel de empreendimento de múltiplas unidades consumidoras, permite a instalação de um sistema fotovoltaico em condomínios residenciais – verticais ou horizontais. Neste modelo, os condôminos dividem as despesas para instalação do sistema, painéis solares, manutenção, de acordo com as regras e percentuais estabelecidos entre eles.
Como cada apartamento ou residência é uma unidade consumidora e utiliza sua própria energia, a compensação da energia solar e os créditos de desconto serão aplicados de forma independente.
Geração compartilhada e autoconsumo remoto: vantagens e benefícios
Se você é empresário, as duas modalidades de negócio – geração compartilhada e autoconsumo remoto – lhe permitirão benefícios e facilidades que irão garantir economia em sua conta de luz, sem muitos custos operacionais. Isso porque, nesses modelos de negócio, os clientes não precisam fazer investimentos com painéis fotovoltaicos nos telhados de suas empresas e nem bancar os custos.
Todo o investimento com a construção, a operação, a gestão da carteira de clientes e o monitoramento da usina fica por conta da usina solar, que irá alugar as cotas para você, de acordo com o consumo registrado pela sua empresa.
Gostou de saber mais sobre as modalidades de distribuição da energia solar? Agora, analise cada uma delas e veja qual se encaixa melhor no seu tipo de