• Matéria: História
  • Autor: pedrohonorios2000
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDEM!!!

Diante do que foi estudado sobre o período Regencial e as revoltas ocorridas no período, redija um texto explicando como a instabilidade política da época favoreceu a eclosão de conflitos em praticamente todas as regiões do território brasileiro. Analise as causas de todos os conflitos estudados (revoltas regenciais) e busque achar um denominador comum entre os movimentos.

Respostas

respondido por: belafvv
23

A instabilidade política no Período Regencial, causada pela incapaciedade do regente em resolver as tenções que dividiam a sociedade do recém formado Estado Brasileiro, favoreceu a eclosão de conflitos em quase todo território do Brasil. Conflitos que reinvindicavam coisas diferentes, porém com um mesmo denominador, todos queriam AUTONOMIA. As elites locais reivindicavam nas suas rebeliões manter a AUTONOMIA conquistada no processo de independência. Alguns grupos sociais massacrados pelo sistema opressor, reinvindicavam reconhecimento dos seus dejesos e AUTONOMIA dentro da sociedade. O grupo do movimento "Sabinada" não aceitamavam a falta de AUTONOMIA comercial na província baiana, já que os postos administrativos mais importantes eram indicações do Governo Central. A "revolta dos Males" reivindicava acabar com a escravidão no Brasil (AUTONOMIA dos negros escravizados). Na "Balaiada" reivindicavam acabar com a opressor imposta pelos grandes fazendeiros da região, pedindo AUTOBOMIA da população que vivia em grande miséria. Na "Rusgas Cuiabanas" os comerciantss locais reivindicavam maior AUTONOMIA na província. A grande maioria das revoltas reivindicavam AUTONOMIA, seja ela do próprio governo, da sociedade, nas províncias, com os grandes fazendeiros, em relação aos portugueses que residiam no Brasil, todas reivindicavam AUTONOMIA.

Essa foi minha resposta! Espero que ajude!


pedrohonorios2000: obrigadoo
allexgamer290: 1- Nasser
respondido por: Anônimo
46

Resposta:

O Período Regencial trata-se da fase de espera para que o príncipe D. Pedro II atingisse a maioridade e pudesse então governar o Brasil. O que acontecia, no entanto, era que os escolhidos para a função de governo faziam sempre parte da elite agrária e opunham-se aos liberais do federalismo.

Explicação:

espero ter ajudado.


Anônimo: vlww
allexgamer290: Vlw linda
Anônimo: de nada
KznnXOp: Vlw gatinha ajudou mto slk tá bem explicado e resumido vlw ❤
Perguntas similares