Respostas
Resposta:
Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais. Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.
Para melhor compreender o conceito de transição demográfica, é necessário ter noção de alguns conceitos demográficos, tais como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
O período de mudança da sociedade primitiva para a moderna é chamado “transição demográfica”. A taxa de mortalidade geralmente cai antes da taxa de natalidade, portanto, durante esse período de transição, a taxa de crescimento é alta e a população aumenta.
Qual é a relação entre a urbanização e a transição demográfica dos países?
A urbanização é o processo pelo qual a população tende a se concentrar nas áreas urbanas. As Nações Unidas, na sua revisão de 2018 das perspetivas de urbanização mundial, indicam que durante esse ano 55% da população mundial vivia em cidades e que esse percentual aumentará para 68% até 2050.
Nos países avançados, atingiu-se o estado de maturidade, com a população estabilizada. Em alguns países subdesenvolvidos não há controle de natalidade por razões políticas, ideológicas ou culturais, de modo que a população continua a crescer explosivamente, dobrando em menos de vinte anos; em alguns países árabes, o crescimento populacional sê até incentivado.
No entanto, na maioria dos países subdesenvolvidos, as campanhas a favor do controlo da natalidade conseguem reduzir as taxas de fecundidade; apesar disso, como as gerações jovens fértil são muito mais numerosas do que as precederam, as taxas de crescimento populacional continuarão muito altas por mais algumas décadas.
Saiba mais sobre Transição Demográfica em: https://brainly.com.br/tarefa/39050814
#SPJ2