• Matéria: Sociologia
  • Autor: kairolocatelli
  • Perguntado 6 anos atrás

“Se esta hipótese fosse demonstrada, a divisão do trabalho desempenharia um papel muito mais importante do que aquele que se lhe atribui ordinariamente. Ela não serviria apenas para dotar nossas sociedades de um luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de sua existência. [...] Por isto mesmo, embora ainda não estejamos em condição de resolver a questão com rigor, pode-se, entretanto, entrever desde agora que, se tal é realmente a função da divisão do trabalho, ela deve ter um caráter moral.” (Durkheim, 1973.)Analisando a questão da divisão do trabalho à luz das teorias de Marx, Weber e DurKheim, é correto afirmar que: *

a)Para Marx, na perspectiva sobre o trabalho, quanto mais especializado, mais laços de dependência se formam, criando uma teia de solidariedade coletiva.

b)Na concepção de Weber, a divisão do trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade embora só em algumas sejam encontradas funções diferenciadas.

c)Max Weber parte de uma perspectiva diferente, e diz que a divisão social do trabalho não é o seu foco porque, segundo ele, não há algo geral e comum a todas as sociedades.

d)Durkheim entende a divisão social entre trabalhadores e empregadores como uma divisão funcional entre a mente capitalista e a ética protestante, em que o trabalho ocupa lugar central​

Respostas

respondido por: ratonario11
6

Resposta:

C- Max Weber parte de uma perspectiva diferente, e diz que a divisão social do trabalho não é o seu foco porque, segundo ele, não há algo geral e comum a todas as sociedades.

Explicação:

Perguntas similares