Caracterize e escreva a função da: esclera; íris; lente; retina;
Diferencie e exemplifique : glândulas endócrinas; exócrinas e anfícrinas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
sclera
É a parte ‘branca’ do olho, ligada a córnea. Também chamada de esclerótica, ela é uma camada fibrosa de revestimento externo do globo ocular, onde se fixam os músculos extraoculares – responsáveis pelos movimentos do olho. Também atua na manutenção da forma do olho e, junto com a córnea, proteger as estruturas internas do olho.
Íris
A íris é a parte que dá “cor” aos olhos (castanho, azuis, verdes). Ela possui uma abertura central, a pupila, e fica localizada logo atrás da córnea e abre ou fecha de acordo com os músculos localizados na íris. A abertura das pupilas varia inversamente de acordo com a luminosidade do ambiente (se está escuro, a pupila fica mais dilatada para conseguir captar mais l
Retina
É na retina que as imagens se formam. A camada mais interna do olho, essa estrutura é composta por um fino tecido nervoso, responsável por transmitir via nervo óptico as imagens ao cérebro. A parte central da retina é chamada de mácula, responsável pela visão dos detalhes e das cores, enquanto o restante é formado de bastonetes, células sensíveis à luz e que também permitem a visão em ambientes de pouca luz.
s glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. As glândulas anficrinas ou mistas são aquelas que correspondem a uma classificação funcional baseada no tipo de secreção. Elas apresentam a característica distintiva de apresentar dois tipos de secreção: exócrina e endócrina.