1)que foi o coronelismo? 2)o que foi )Oa política dos governadores?
3)O que foi a política do café com leite ?
4)Que fatores estimularam o processo de industrialização no Brasil?
5) Descreva a guerra de canudos?
6)Descreva a guerra do contestado
7)O q foi a revolta da Vacina?
Respostas
Resposta:
a)Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada
b)A Política dos Governadores ou Política dos Estados foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coroneis
c)Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário
d)Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café.
e)Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro
f)A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916. O conflito foi uma disputa pela região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina.
g)A Revolta da Vacina foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Espero ter ajudado rsrs!!:D
Resposta:
1) O coronelismo foi um periodo de violencia comandado pelos coroneis, que na epoca era os politico, fazendeiros. Ocorreu no Brasil no início do século XX.
2) A Política dos Governadores ou Política dos Estados foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coroneis (coronelismo) e elegiam bancadas pró-Governo Federal para a quinta.
3) Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo.
4) A exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria.
Os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos.
A formação de uma classe média urbana consumidora, estimulou a criação de indústrias.
5) Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897).
6) A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina.
7) A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904.