• Matéria: História
  • Autor: samanthaoalmeida
  • Perguntado 5 anos atrás

Considere as afirmações sobre a União Ibérica.


I. A União Ibérica teve origem na aliança solicitada por Portugal para se fortalecer politicamente.

II. O rei espanhol Filipe II, que descendia da casa real portuguesa por parte de mãe, invadiu o vizinho reino português, derrotou pretendentes ao trono e assumiu o poder.

III. A região dos Países Baixos (Holanda e Bélgica) aceitou passivamente a dominação católica da coroa espanhola e as obrigações tributárias impostas.

IV. Uma das consequências da União Ibérica foi a invasão holandesa ao Brasil.


Estão corretas as afirmações

a) I e IV.

b) II e III.

c) I e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Respostas

respondido por: filipalopespp99
5

Resposta:

d

Explicação:

II) Portugal foi derrotado na batalha de Alcácer-Quibir em 1578, que resultou na morte do jovem rei português D. Sebastião. Com a morte do Rei D. Sebastião, a dinastia de Aviz acabou e o sucessor ao trono foi o seu tio Cardeal Henrique de Portugal. Cardeal Henrique de Portugal tinha 70 anos na época e, consequentemente,  pouco tempo de depois morreu e deu-se  uma crise de sucessão dos três netos de D. Manuel I de Portugal: Catarina, infanta de Portugal; António, Prior do Crato (considerado ilegitimo); e Filipe II de Espanha (filho de Isabel de Portugal).

A maioria dos membros do Conselho de Governadores do Reino de Portugal apoiou Filipe II de Espanha. Após  estes partirem para Espanha e declararem-no sucessor legal do Cardeal Henrique Portugal, ainda havia uma falta da decisão clara sobre a sucessão. Por isso, os dois principais pretendentes, Filipe II de Espanha e António, Prior do Crato,  passaram à acção. O primeiro movimento foi de Filipe II de Espanha que optou por uma invasão ao Alentejo realizada pelas forças castelhanas.

Contudo, António, Prior do Crato consegue um crescente apoio do povo, mobilizando a seu favor o sentimento patriótico e a recusa à aceitação de um monarca estrangeiro. Em 1580, António,Prior do Crato foi aclamado rei de Portugal pelo povo de Santarém, e, em seguida, em muitas cidades e vilas do país. Este assumiu-se como D. António I e partiu para Lisboa onde foi recebido sem grande entusiasmo.

Porém, o Terço Espanhol, comandado pelo Duque de Alba, marchou para a capital, Lisboa. Antes da entrada em Lisboa, o Duque de Alba impôs às províncias portuguesas a sujeição a Filipe II de Espanha. A 25 de Agosto travou-se a Batalha de Alcântara, onde o Terço Espanhol derrotou a força leal a António I, chefiada por D. Diogo de Meneses. Por isso, em 1581, Filipe II de Espanha foi coroado como Filipe I de Portugal, onde foi reconhecido como rei pelas cortes de Tomar. Com a sucessão de Filipe I de Portugal, iniciou-se uma nova dinasta, Dinastia Filipina.

IV) Durante a Dinastia Filipina, o Império Português sofreu grandes reveses na sua economia devido ao envolvimento nos antigos conflitos do Império Espanhol com a Inglaterra, a França e os Países Baixos.  Estes conflitos já vinham desde 1568 e da Guerra dos Oitenta Anos.

Em relação ao Brasil durante a administração da Coroa Portuguesa, a Holanda (Paises Baixos) é quem mais financiava e explorava a cana de açucar. Porém, quando a Espanha assume o vasto território para si, aclamou  que ninguém mais pagaria as dividas desse empréstimo e não forneceria mais porque se encontrava em guerra com a Holanda (Paises Baixos). Devido a essa aclamação, a Holanda  (Paises Baixos)  invadiu o Nordeste brasileiro.

Perguntas similares