• Matéria: Direito
  • Autor: AnaAlvesilva
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto abaixo:

Todos esses aspectos aparecem expressos na obra De la division du travail social, publicada em 1893, em que Durkheim enfoca, de forma contraposta, essas duas maneiras de articulação do liame social: a “solidariedade mecânica” e a “solidariedade orgânica”. O contraste entre essas duas formas de solidariedade social serve a Durkheim como mecanismo de solução à questão de como se operam as relações entre indivíduo e sociedade. Assim, o problema fundamental de sua abordagem, nessa obra, consiste em explicar como o indivíduo, mesmo se tornando mais autônomo, mostra-se mais estreitamente dependente da sociedade. Aliás, é por essa razão que Raymond Aron, sublinha que o tema fundamental desse livro de Durkheim consistiria no exame das relações entre indivíduos e sociedade. Segundo Durkheim, a solidariedade mecânica corresponderia a sociedades ditas segmentárias, nas quais os indivíduos seriam semelhantes no que concerne à partilha dos elementos constitutivos da consciência comum. Em tais sociedades não haveria nem especialização de funções nem de indivíduos os quais se encontrariam amalgamados nos grupos por eles compostos. Sem entrar na discussão relativa ao “evolucionismo” na obra de Durkheim, cabe notar que tais sociedades seriam cronologicamente as primeiras. Por outro lado, a solidariedade orgânica corresponderia a sociedades caracterizadas pela diferenciação funcional, nas quais haveria uma divisão de funções e de indivíduos e a formação de subgrupos especializados que reforçariam a individualização, fazendo com que os indivíduos sejam considerados como fonte autônoma de pensamento e ação. Trata-se, portanto, de dois sistemas distintos de relações sociais. (VILLAS BÔAS FILHO, Orlando. Émile Durkheim. In.: CAMPILONGO, Celso Fernandes; GONZAGA, Alvaro de Azevedo; FREIRE, André Luiz (coords.). Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Tomo: Teoria Geral e Filosofia do Direito. 1 ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22/10/2017).

I – A solidariedade mecânica acontece nas sociedades mais complexas, isto é, as sociedades capitalistas.

II - Na solidariedade mecânica os indivíduos identificam-se por meio da família, da religião, da tradição, dos costumes.

III - Na solidariedade mecânica os indivíduos diferem pouco uns dos outros, sendo que os membros da sociedade se assemelham, porque têm os mesmos sentimentos, valores e objetivos.

É correto o que se afirma em:


a.
Apenas I


b.
I e III.


c.
I, II e III.


d.
I e II.


e.
II e III.

Respostas

respondido por: jeansantos50
8

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares